terça-feira, 18 de outubro de 2016

O que é o Natal

O que é o Natal



 O Enigma da Babilônia


Conforme descrito em Gen. 3:15, ADONAI Elohim anunciou ao casal culpado no jardim do Eden a "semente" da mulher, o Salvador da humanidade que apareceria, e que destruiria "a Serpente". Depois do dilúvio, quando a raça humana estava centralizada na planície de Bavel (Babel/Babilônia), Satan lutou para desviar os homens do plano de redenção de D-us ao produzir um falso messias. Ele encontrou uma ferramenta mais do que pronta para isto, uma mulher ambiciosa, chamada Semiramis, a viúva de Nimrod, "o poderoso caçador perante ADONAI" (Gen. 10:9), o qual havia morrido de forma violenta. Nimrod havia sido endeusado como o libertador da ameaça das feras. Sua esposa, procurando perpetuar a adoração a ele, e também procurando controlar os homens, iludiu o povo com a crença de que ela havia, através de uma concepção milagrosa, dado a luz a um filho, a quem ela chamou de Tammuz, o qual ela alegava ser a reencarnação de Nimrod. Aqui estava então a falsificação de Satan para a "Semente" da mulher. Esta mulher com seu filho ilegítimo foi daí em diante adorada como sendo "a mãe de (um) deus", a Madonna, isto é, a "rainha do céu". Começou aí a antiquíssima religião do "enigma da Babilônia", a fonte de toda a idolatria que se alastrou pelo mundo. Todo ídolo mencionado na Bíblia, e também na mitologia, tendo tido variações de nomes em diferentes partes do mundo, pode ter sua origem traçada até esta fonte.

2 – O Natal e a Adoração Pagã
Alexander Hislop, em seu trabalho monumental, AS DUAS BABILÔNIAS, mostrou claramente que a adoração papal nada mais é do que a adoração de Nimrod e de sua esposa, mascaradas com uma roupagem de Cristianismo. A respeito da festa de Natal, Hislop escreve:

"O Natal era originalmente uma festã pagã sem sombra de dúvida. A época do ano, as cerimônias com as quais ele é celebrado, provam sua origem. No Egito, o filho de Isis (Isis é o título egípcio para a "rainha do céu") nasceu nesta exata época, por volta do chamado "solstício de inverno". O próprio nome pelo qual o Natal é popularmente conhecido entre nós - Yule Day [Nota do tradutor: este nome se refere à cultura inglesa] - prova sua origem outrora pagã e babilônica. "Yule" é o nome caldeu para "criança"; e como o dia 25 de Dezembro era chamado pelos nossos ancestrais anglo-saxônicos de "Yule day" ou "dia da criança", e a noite após esta era chamada de "Noite-mãe", muito antes do nosso contato com o Cristianismo, isto é prova suficiente da sua natureza verdadeira. Este "aniversário" era comemorado nas entranhas das dimensões do paganismo (AS DUAS BABILÔNIAS, Alexander Hislop; p. 93)

3 – Incorporando Costumes Pagãos
É facilmente demonstrado que Yeshua nasceu não no inverno, mas durante as Festas de Outono. Uma vez que ADONAI, em sua Palavra, não autorizou a celebração do Natal, então o mesmo foi introduzido por homens. Mas como isso aconteceu? Desde cedo no primeiro século, Paulo já condenava os gentios que estavam tentando incorporar seus "dias, e meses e estações do ano" pagãos em sua nova fé (Gal. 4:8-11). Por volta do ano 230, o "pai da igreja" cristã gentílica, Tertuliano, escreveu: Por nós [gentios cristãos] que somos estrangeiros aos Shabbatot judaicos, e luas novas, e festivais, uma vez aceitos por D-us, a Saturnália, as festas de Janeiro, a Brumália, e a Matronália estão sendo frequentados, com presentes sendo dados e recebidos.

4 – A Origem do Termo ‘ Natal’
Uma vez que Tammuz era adorado como um deus-encarnado, isto também significava que ele era a incarnação do "senhor dos céus", o sol, e uma vez que o sol começava a ficar notoriamente mais forte por volta do dia 25 de Dezembro, esta data começou a ser reconhecida não só como o renascimento de Nimrod mas também do próprio sol. Na Roma antiga, este dia era conhecido como "Natalis Invicti Solis" - o Dia do Sol Invicto. Luzes eram acesas para brilhar até o dia 6 de Janeiro (Epifania). A festa da Saturnália, que durava cerca de uma semana, era realizada durante a época do solstício de inverno, acompanhada de muita alegria, festanças e brincadeiras.

5 – O Papa e o Sincretismo Religioso
Para obter mais adeptos ao Catolicismo Romano, era a política do papa misturar os festivais pagãos com coisas da Cristandade. O papa Gregório escreveu o seguinte a Agostinho, o primeiro missionário às Ilhas Britânicas (597 DC): Não destrua os templos dos deuses ingleses; mude-os para igrejas cristãs. Não proíba costumes "inofensivos" que têm sido associados a outras religiões; consagre-os ao uso cristão. Assim Roma manteve uma forma pagã para o Natal, mas não conseguiu restringir seu espírito pagão - que existe até os dias de hoje.

Sir James Fraser, em "O Ramo Dourado", escreve: Portanto parece que a Igreja Cristã escolheu celebrar o aniversário do seu fundador no dia 25 de Dezembro para transferir a devoção dos pagãos do sol para aquele que era chamado de Sol da Justiça. Se foi este o caso, não pode haver improbabilidade intrínseca na conjectura de que motivos da mesma natureza possam ter conduzido as autoridades eclesiásticas a assimilar na Pascoa, festival da morte e ressurreição do S-nhor deles, o festival da morte e ressurreição de um outro deus asiático, que caia na mesma estação. Já vimos a origem do nome Natal (de "Natalis Invicti Solis"). A origem do nome "Christmas", no inglês, apareceu cerca de 450 DC quando o papa Julius decretou que todos os católicos deveriam celebrar o aniversário de cristo no mesmo dia em que os pagãos celebravam a Saturnália. Foi designado como "Christe-masse", ou a "missa de Cristo".

6 – A Origem da Árvore de Natal
Poucos sabem que a chamada "árvore de Natal" tem suas origens na religião do "enigma da Babilônia", onde era usada para representar Tammuz (cujo nome quer dizer "broto"). É justamente a falsificação de Satan para "O Ramo" (Hebraico: NETSER; ramo; ou broto) -- o Messias, que era profeticamente chamado de "A raiz saída do solo seco" (Is. 11:1; 53:2; Jer. 23:5; Zc 6:12 -- "Eis o homem cujo nome é O Ramo"). Moedas antigas já foram encontradas mostrando um toco de árvore (representando a morte de Nimrod) e uma pequena árvore crescendo próxima (Tammuz). Os Egípcios usavam uma palmeira; os Romanos um pinheiro. A "árvore de Natal" de israelitas idólatas é descrita em Jer. 10:1-4, onde a árvore moderna é representada vividamente. O visco e o azevinho eram proeminentes na adoração à árvore da cultura druida anglo-saxônica.

7 – O que um Seguidor de Yeshua deve fazer?
Um crente de coração sincero não pode contribuir para a perpetuação do Natal observando-o de qualquer forma, mas deve se abster horrorizado de celebrações nascidas do paganismo e reverenciadas por um mundo que recebeu o Messias sob a espada de Herodes, cheirando a sangue dos bebês de Belém, e que por fim o crucificou em ódio mortal. A profecia de Apoc. 11:10 pode em breve ser cumprida, quando as duas testemunha de ADONAI serão mortas, e então "os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros." "e não vos associeis às obras infrutíferas das trevas, ao invés disto, condenai-as;" (Efésios 5:11) O nascimento de "Jesus" é lembrado a cada ano, mas Yeshua é desdenhosamente relegado ao esquecimento. A Torah nos lembra: "Não seguirás uma multidão para fazeres o mal;" (Shemot / Êxodo 23:2)

E o próprio Yeshua disse: "porque o que entre os homens é elevado, perante Elohim é abominação" (Lucas 16:15)

Lembremo-nos das palavras de Paulo, de que não devemos misturar o que é pagão às coisas de D-us: "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

Que harmonia há entre o Mashiach e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Elohim com demônios? Pois nós somos santuário de Elohim vivo, como Elohim disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Elohim e eles serão o meu povo." (2 Coríntios 6:14-16)

E ainda da recomendação dele: "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Elohim." (Romanos 12:2).



shalom alechem!!!!!

O Livro de Gálatas: Contra a Torá?






O livro de Galatas ; Contra a Torah ?


A interpretação clássica do Cristianismo é que o livro de Gálatas indica que ninguém é capaz de cumprir os mandamentos da Torah com perfeição e que se tentarmos, seremos amaldiçoados.


O grande abuso que existe do texto, que é completamente extirpado de seu contexto original, fica evidente quando pensamos a respeito dos itens abaixo:

1 – AS ESCRITURAS SE CONTRADIZEM?

Só existe uma forma coerente de interpretar as escrituras: a de harmonizar os textos, e não colocá-los em antagonismo. Portanto, se uma determinada passagem parece contradizer uma revelação anterior, temos que rever a leitura que estamos fazendo de tal passagem.

Portanto, a única interpretação aceitável do Brit Hadasha (o `novo' testamento) é aquela na qual o mesmo não entra em contradição com o Tanach (primeiro testamento).
Desta forma, cabe a pergunta: será que Paulo quis mesmo dizer que a Torah não deveria mais ser cumprida, sendo que o Eterno disse que a Torah permaneceria para sempre? Vamos analisar esta premissa.

2 – POSSO ME CASAR COM MINHA IRMÃ?

Qual seria a resposta se perguntássemos a um pastor cristão se podemos casar com um irmão de sangue? Ou se somos mesmo obrigados a dar o dízimo? A verdade é que nenhum respaldo é encontrado no Brit Hadasha (`novo' testamento) para dizer que não podemos nos casar com irmãos de sangue ou que ainda devemos dar o dízimo, se a Torah foi abolida. Devo dizer mais ainda, se levamos em conta a interpretação tradicional do Cristianismo, sou maldito se tentar fazer tais coisas.

3 - PAULO AMALDIÇOOU TIMÓTEO?

Ora, se de fato o livro de Gálatas nos indica que a circuncisão é maldição, então por que Paulo amaldiçoou Timóteo? (Atos 16:3) Esta pergunta já começa a nos dar indícios de que, ou Paulo não era uma pessoa confiável, ou o ato de circuncidar ou não, por si só, não era o que Paulo estava tratando em Gálatas.

4 – PAULO ERA HIPÓCRITA?

Se observamos a `carreira' de Paulo, percebemos uma grande contradição (isto é, se ele realmente foi do jeito que o Cristianismo descreve):

Ano 48-49 DC – Paulo escreve o livro de Gálatas
Ano 50 DC – Ocorre o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e Paulo se
declara cumpridor da Torah.

Se lemos Atos 15:1-2, temos uma `dica' com relação ao real objetivo da carta de Gálatas, e o que estava acontecendo na época:

"Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: `Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos'. Isto levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e os presbíteros."

Ora, pelo que podemos observar aqui nesta passagem, a grande questão não era cumprir ou não a Torah, mas sim exigi-la para fins de salvação.

5 – O BATISMO SALVA?

Isto é semelhante à discussão sobre se o batismo salva ou não. Infelizmente, existem ainda grupos que insistem na heresia de que o batismo é necessário para a salvação. Não pretendo aqui me estender nesta discussão, até porque a maioria dos seguidores de Yeshua não crê desta forma.

Contudo, se eu escrevo uma carta falando de que somos salvos pela fé, e não pelo batismo, isto quer dizer que estou pregando contra o batismo? Claro que não! A questão é a seguinte: em que estou confiando para minha salvação? Confio no meu batismo? Ou confio no sacrifício de Yeshua? Isto faz toda a diferença! Se eu pratico o batismo da forma correta, em mim não pode haver condenação, pois estou seguindo uma ordenança de Yeshua.

Ora, com a observância da Torah a mesma coisa ocorre. Cumprimos os mandamentos de D-us por amor ao Seu Filho. (João 14:21) O segredo para a observância correta da Torah está, novamente, no livro de Atos:

"Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Torah de Moisés." (Atos 13:39)

Ou seja, a Torah não é eficaz para nos justificar, pois não somos capazes de cumpri-la plenamente.
Porém, ao sermos justificados, nós confirmamos que agora temos um novo coração, capaz de amar a D-us e por amor a Ele querer andar de acordo com os ensinamentos da Torah, que foram dados por Ele:

"Anulamos então a Torah pela fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a Torah." (Rom. 3:31)

6 – FILHOS DE ABRAÃO?

Em vários momentos da história, D-us fez alianças com o povo, ou com indivíduos. Existe uma grande diferença entre a aliança de Abraão e a aliança de Moisés.

Até os tempos de Yeshua, havia grande discussão entre os judeus sobre como os gentios poderiam se tornar co-herdeiros de Abraão. Ficou estabelecido pelo Sinédrio que os gentios se tornariam co-herdeiros se passassem por um ritual de conversão (ou seja, falando resumidamente, pela circuncisão). É em Abraão, não em Moisés, que serão benditas todas as nações. E como entramos na aliança de Abraão? Pela fé!

A aliança de Moisés é uma aliança para uma vida de santidade. Porém, ela não tem o poder de nos libertar de nossa natureza pecaminosa. Um dos motivos pelos quais ela foi dada foi exatamente para nos mostrar que sem termos parte na aliança de Abraão, é em vão fazer parte da aliança de Moisés.

Uma pequena ilustração ajudará a entender: imagine que estamos doentes, de cama. O pecado é a nossa doença. Por estarmos doentes, não conseguimos sair da cama (ou seja, somos escravos do pecado). Agora imagine que a você, estando doente de cama, alguém tente te ensinar a plantar bananeira. Estas `instruções' são a Torah. Você vai tentar, e vai perceber que está de cama. Se você não tomar o remédio (Yeshua) não conseguirá sair da cama, muito menos ainda plantar bananeira.

Ou seja, de nada adianta tentarmos cumprir a Torah sem termos antes sido salvos em Yeshua. Será, na melhor das hipóteses, um exercício de futilidade. É contra isto que Paulo fala. O alerta em Gálatas é de que temos que confiar no remédio para sairmos da cama, ou seja, temos que confiar em Yeshua para sermos salvos.

Agora, uma aliança não anula a outra. Se fazemos parte da aliança de Abraão, podemos também tomar parte na aliança de Moisés. Não mais como filhos de Hagar (escravos), mas como filhos de Sara, libertos pelo sangue de Yeshua e com sede de obediência a D-us, pois agora somos escravos da justiça de D-us.

6 – LIVRES DE QUE?

Mas então por que Gálatas parece nos dizer que estamos livres da Torah? A resposta é, estamos livres sim, mas não dos preceitos da Torah. Afinal, ninguém concordaria em dizer que estamos livres para pecar (Romanos 3 lida bem com esta questão).

Na realidade, estamos livres da CONDENAÇÃO que havia por não cumprir a Torah! Afinal, o não-cumprimento da Torah levava à morte. Porém, Yeshua tomou sobre si a morte, de modo que não mais cumprimos a Torah por medo da separação de D-us, mas sim por amor a Ele. Porque sabemos que Ele, em sua infinita sabedoria, nos deu instruções que contêm o que é melhor para nós.

Basta ver que a cada dia a ciência comprova cada vez mais que há sabedoria por traz do estilo de vida defendido na Torah (i.e. o descanso semanal, uma alimentação saudável, etc.) Estou livre? Estou sim, e como cidadão livre, livre da ameaça de morrer e ficar longe de D-us, eu agora posso escolher o meu caminho. E eu escolho àquele que D-us tem por ideal e escreveu com o seu próprio dedo na Torah!

7 – PAULO? QUE PAULO?

Cabe, então, a você caro leitor, tomar a decisão. Quem foi Paulo? Foi um judeu que se converteu a uma nova religião, contradisse as revelações anteriores dadas por D-us, disse que estamos livres de algo que nem o Filho de D-us ousou abolir, e usou de `artificios' para tapear os judeus? É assim que Paulo é visto, seja intencionalmente ou não.

Ou será que Paulo foi um rabino, formado segundo a escola de Gamaliel (neto de Hillel), que nunca negou o chamado de Israel, nem a Torah, mas foi apenas contra o legalismo, ou seja, contra a deturpação da Torah? Este Paulo não contradiz nenhuma escritura anterior.

A escolha é de cada um...

Shalom!

Gentios convertidos devem ser parte de Israel



Gentios convertidos devem ser parte de Israel


Estariam isentos de cumprir a Torah? Tem sentido a Torah estar presente na primeira aliança e no futuro reino do Mashiach ser pregada aos gentios e não existir atualmente, na era da Nova Aliança? Que lei seria aquela a ser escrita, impressa ou internalizada nos corações dos israelitas da Casa de Judá e da Casa de Israel? Que significam Casa de Judá e da Casa de Israel? Os gentios? Se não, por que meio os gentios fariam parte desta aliança?

1. Deu D-us oportunidade a outras nações para servi-Lo? Como elas reagiram?

Sl 147:19-20 > Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!”

“Adonai anuncia a sua mensagem aos descendentes de Jacó e dá as suas ordens e leis ao povo de Israel. Ele não fez assim com nenhuma outra nação; as outras nações não conhecem as suas leis. Aleluia!”

Nota: As nações que antecederam a Abraão, não quiseram saber de D-us e de Sua lei. Daí Ele decide formar uma nação sacerdotal para Si (Ex 19:5, 6; Is 61:6), a partir do justo Abraão. Relembramos que, até hoje, os gentios criam seus próprios deuses e suas religiões. Não mudou nada!

2. Ao escolher Avraham para fazer dele uma nação, que compromisso fez D-us em relação às demais nações ou goim (gentios)?

Gênesis 12:3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 22:17-18 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar...nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

Gênesis 26:4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

Nota: Os goyim (gentios ou nações) seria abençoados sim, mas no povo de Abraão, ou seja, em Israel.

3. Quando Israel saiu do Egito, sendo redimido por D-us, foi acompanhado de gentios. Que acontecia quando estes queriam servir ao Eterno com Israel? Estavam desobrigados de cumprir a Torah?

Levítico 24:22 Uma mesma lei havereis, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o SENHOR, vosso D-us.

Números 15:16 Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.

Números 15:29 Para o natural dos filhos de Israel e para o estrangeiro que no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que isso fizer por erro.

4. Que diz a profecia de Isaias dos gentios que espontaneamente decidiam abraçar a aliança do Eterno. Ficariam estes apartados do povo de Israel? Que fato interessante estes queriam fazer?

Isaías 56:3-6 Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O Eterno , com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança...6 Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

Nota: Estes gentios estariam juntos, no mesmo povo de Israel, abraçariam a aliança do Eterno e seriam observadores da Torah, inclusive, guardando o Shabat.

5. Ainda, que lhes prometeu D-us e por que?

Isaías 56:5-7 darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará... também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.

Foi na Nova Aliança que isto se cumpriu, inclusive Yeshua citou a Casa de Oração (Mc 11:17)

6. Por fim, que propósito tinha o Eterno para com os gentios que se convertessem? Formar dois povos?

Isaías 56:8 Assim diz o SENHOR D-us, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.
(TB) O Eterno  que congrega os dispersos de Israel diz: Ainda outros congregarei a ele, além dos seus que se acham congregados.

Nota: Entendemos que aqui fica claro a conversão dos gentios e seu ajuntamento num só povo, também citado por Yeshua e por Shaul HaShaliach:

João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

João 11:52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

Efésios 2:14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio,

Rom 15:10 E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.

7. Que revelação importante nos deixou a moabita convertida Rute, quando sua sogra Naomi lhe liberou para voltar a Moabe?
Rute 1:16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu D-us é o meu D-us.

Nota: É impossível ter o D-us de Israel por teu D-us e não ter Seu povo Israel, por teu povo.

8. O que, automaticamente poderia suceder com Rute ao voltar ao convívio com seu antigo povo? O apego aos gentios fez o que com a mulher de Ló?

Rute 1:8, 14, 15 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Eterno use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. 14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.

Nota: Habitar no meio dos pagãos é praticamente certo algum tipo de envolvimento com a idolatria, o que também podemos entender como envolver-se com sua religião.

9. Que problema sério detectou Esrah com nosso povo ao retornar do cativeiro babilônico e que medidas foram tomadas?

Esdras 10:2 Então, respondeu Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso D-us e casamos com mulheres estranhas do povo da terra, mas, no tocante a isso, ainda há esperança para Israel.

Esdras 10:10 Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido e casastes com mulheres estranhas, multiplicando o delito de Israel.

Esdras 10:11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, D-us de vossos pais, e fazei a sua vontade; apartai-vos dos povos das terras e das mulheres estranhas.
Nota: Era praticamente impossível restaurar o culto com israelitas misturados com mulheres gentias e com os filhos meio-israelitas, meio-babilônios, não só pela língua, mas, muito mais, pelos costumes e tradições que traziam consigo:

Neemias 13:23, 24 Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.

Sofonias 3:9 Porque, então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Eterno , para que o sirvam com um mesmo espírito.

10. Que tipo de convivência foi relembrada por Nechemiah que levou o sábio Salomão a pecar?

1 Reis 11:1 E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

Neemias 13:26 Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu D-us, e pondo-o D-us rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.

A convivência próxima com os goyim sempre representou um perigo para os israelitas, pois aqueles, não conhecendo a D-us e a Sua vontade, não perdem a oportunidade para emitir suas opiniões contrárias às expressas na Torah.

Provérbios 22:14 Cova profunda é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o SENHOR se irar cairá nela.

11. Com quem seria feita a Nova Aliança., prometida por HaShem, pela boca do profeta Jeremias e confirmada em Hebreus?

Jeremias 31:31 Eis aí vêm dias, diz o Eterno , em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Hebreus 8:8 E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Eterno , e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,

Hebreus 10:16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Eterno : Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,

12. Que texto da Brit Chadachah prometia a aceitação da fé pelos gentios convertidos e sua união ao povo de Israel que aceitou a Yeshua como o Mashiach e a Nova Aliança?
Romanos 15:12 E outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão.

João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

13. Que exemplo temos de que os gentios reconheciam que não eram povo de D-us e que não “tinham direito” às bênçãos dos filhos de Avraham?

Na passagem da mulher gentia siro-fenícia e na do centurião romano:

Marcos 7:24-29 E, levantando-se dali, foi para os territórios de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde esconder-se, porque uma mulher cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E a mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Yeshua disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então, ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.

Lucas 7:1-10 E, depois de concluir todos esses discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um certo centurião, a quem este muito estimava, estava doente e moribundo. E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. E, chegando eles junto de Yeshua , rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isso. Porque ama a nossa nação e ele mesmo nos edificou a sinagoga. E foi Yeshua  com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; e, por isso, nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai; e ele vai; e a outro: vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz. E, ouvindo isso, Yeshua maravilhou-se dele e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.

14. Confirmando a profecia de Isaias 56:8, que falou Yeshua das “outras ovelhas”?

João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Isaías 56:7, 8 Também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos. Assim diz o SENHOR D-us, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.

Nota: Com certeza esta profecia se refere aos gentios convertido na Nova Aliança.

15. Yeshua disse ser “a porta”. Porta para que? Seria Ele “um atalho” para que os gentios formassem um povo aparte dos israelitas da Nova Aliança, livres do dever de cumprir a Torah?

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

João 10:1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Nota: Yeshua é a Porta que nos leva ao Seu único rebanho e não um atalho que nos desvia de Seu povo Israel e de suas promessas. É bom lembrar que os gentios convertidos foram enxertados na oliveira, que é Israel.

16. Por que o gentio Cornélio mandou chamar Pedro? Não poderia ele começar uma congregação separada dos judeus e só de gentios?

Nota: O meio pelo qual D-us agrega os gentios convertidos é fazendo-os chamar e procurar Sua Kehilah para que procedam sua inclusão no povo. Assim foi com Cornélio, que, pela tevilah, se uniu à Congregação. D-us nunca pensou em formar uma congregação gentílica, sob a direção de gentios e aparte de Seu povo.
Atos 10:5 Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

Atos 10:32 Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão, curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.

Atos 11:13 E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia varões a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa.

Saulo, mesmo sendo judeu, teve que procurar a Ananias:

Atos 9:6-17 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer... 17 E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Yeshua , que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

17. Que nos foi dito por Shaul HaShaliach sobre os gentios guardadores da lei (Torah)?

Rom 2:27, 26 Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão? E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.

18. Os gentios salvos continuam gentios?

1 Coríntios 12:2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Efésios 2:11-14, 19 Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem D-us no mundo. Mas, agora, em mashiach ,Yesha . Vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Mashiach chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio... 19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de D-us;

Filipenses 3:3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Yeshua ha mashiach, e não confiamos na carne.

Romanos 2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

Nota: Os gentios convertidos “não são mais gentios”, portanto, são israelitas!

19. Os gentios eram considerados “povo”?

1 Pedro 2:10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Romanos 9:25 ¶ Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada.

Romanos 9:26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo.

20. Por que, à princípio era inaceitável a idéia dos gentios convertidos serem enxertados em Israel?

Atos 10:28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.

21. Em que consiste a Vida Eterna, nas palavras de Yeshua? É possível conhecer o D-us de Israel, desconhecendo sua Torah?
João 17:3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único D-us verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

1 João 2:4 Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.

22. Que profecia fez Shaul HaShaliach, que fariam os gentios convertidos em relação aos judeus da nova aliança?

Rom 15:10 E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.

23. Que significa “a oliveira” de Romanos 11? E a videira de João 15?

Oliveira: Israel. Videira: Yeshua (João 15).

Romanos 11:17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

Romanos 11:24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Nota: A que oliveira o texto se refere, senão ao povo de Israel?

24. É possível, pela fé, anular a Torah?

Romanos 3:31 anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.

25. Que transgressão ou blasfêmia seria capaz de levar um israelita da nova aliança dos dias de Yeshua e Seus apóstolos à morte por apedrejamento?

Atos 6:11 Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo com ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. Apresentaram  Falsas Testemunhas , que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

Atos 7:59 E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

Nota: É interessante que os cristãos de hoje sustentam estas mesmas coisas contra Jesus e Seus apóstolos.

26. O que tentaram fazer com Paulo, que tipo de acusações levantaram? Como ele se livrou da morte?

Atos 21:20, 21 Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei;
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Atos 16:3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Atos 24:10-14 Paulo, porém, fazendo-lhe o governador sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim. Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar; e não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade; nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam. Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas.

Atos 28:17 ¶ E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos, vim, contudo, preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;

27. O que será ensinado aos gentios (goim), no Milênio (dias do Mashiach) e por quem?

Isaías 2:3 E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém,( Yerushalaym) a palavra do SENHOR.

Isaías 51:4 Atendei-me, povo meu e nação minha! Inclinai os ouvidos para mim, porque de mim sairá a lei, e o meu juízo se estabelecerá como luz dos povos.

Miquéias 4:2 E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.

28. Como falaram os profetas deste tempo? Que sucedera aos goyim?

Zacarias 8:20-23 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades; e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei. Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos e suplicar a bênção do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Salmos 22:27-29 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao SENHOR; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face. Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida.

Nota: As nações se converterão, mediante a pregação dos judeus e se submeterão à Torah, conhecendo e servindo ao Eterno.

29. De onde procede a salvação? A quem pertencem todas as coisas?

João 4:22 (TB) Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Romanos 3:1, 2 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

Romanos 9: 4, 5 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

30. Resumindo: Para que o D-us de Israel seja, inclusive, D-us dos gentios, que condição ficou clara? Com quem eles herdarão as promessas divinas?
Nota: Que eles sejam parte do único rebanho, com os filhos, os herdeiros e possam se sentar à mesa com os filhos de Israel, sendo abençoados com a descendência do pai Abraão:

Mateus 8:11, 12 Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus; 12 E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.






“ E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Eterno, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do YHWH .” (Isaías 2:3)

“Atendei-me, povo meu e nação minha! Inclinai os ouvidos para mim, porque de mim sairá a lei, e o meu juízo se estabelecerá como luz dos povos.” (Isaías 51:4)
“E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.” (Miquéias 4:2)

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