segunda-feira, 4 de julho de 2016

Leis de cachirut

כַּשְרוּת

KEFAH, ATOS 10 E A LEI DE CASHRUT



כַּשְרוּת CASHRUT - LEI ALIMENTARES

Cashrut - (כַּשְרוּת), é o termo dado às leis alimentares das Escrituras no judaísmo. Acomida apropriada, é chamada de kasher (kosher em Yidishe), do termo hebraico כשר (kashér), que significa "próprio" , apropriado, comestível. Para saber quais animais são considerados Kasher , puro para uma alimentação, o texto mais indicado está em Vaikrá (Levítico) capítulo 11. Claro que existem outras passagens que detalhisam mais todo o conceito de cashrut.  

A comida que não estiver de acordo com a lei judaica é chamada de treif ou treyf (em iídiche: טרייף, do hebraico טְרֵפָה, transl. trēfáh). Num sentido mais técnico, treif significa "proibido", "dilacerado" e se refere à carne que veio de qualquer animal que contenha algum defeito que o torne impróprio para o abatimento. Um animal que tenha morrido por qualquer meio que não o sacrifício ritual é chamado de neveila, que significa literalmente "coisa suja".

Sinais simples foram passados na Torá - Pentatêuco - para o povo hebreu, como por exemplo: 

-Dos animais que vivem na terra:
Lv 23:1-3
"Falou o Yahueh a Mosheh e a Aaron, dizendo-lhes: Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra: dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer"
Nota: Duas características peculiares, ter o casco fendido e ruminar. Precisam-se das duas coisas juntas. 

Alguns exemplos dos poribitivos:  Versos 4 - 8
"...Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda; e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo. Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos"

-Dos animais que vivem no mar:  Verso 9
"Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer"
Nota: Duas características peculiares, ter barbatanas e escamas. Precisam-se das duas coisas juntas. 
O Eterno devia passar características simples para um povo simples. Hoje, no entanto, vale ressaltar que sabemos que peixes de couro contém toxinas presas em sua carne, simplesmente por não ter escamas para onde sair.

Versos 10-12
"0 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis, tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.  Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável"
Nota: De sorte que todo tipo de mariscos, crustáceos e moluscos são proibidos pela Torá.

-Das aves:  Versos:  13-19:  Em tese, todas as aves de rapinas são poribidas pela torá

-Dos insetos proibidos e permitidos: Versos: 20-23;4-44;47:
"Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação. Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra; isto é, deles podereis comer os seguintes: o gafanhoto segundo a sua espécie, o solham segundo a sua espécie, o hargol segundo a sua espécie e o hagabe segundo a sua espécie. Mas todos os outros insetos alados que têm quatro pés, serão para vós uma abominação..... Também todo animal rasteiro que se move sobre a terra será abominação; não se comerá. Tudo o que anda sobre o ventre, tudo o que anda sobre quatro pés, e tudo o que tem muitos pés, enfim todos os animais rasteiros que se movem sobre a terra, desses não comereis, porquanto são abomináveis. Não vos tomareis abomináveis por nenhum animal rasteiro, nem neles vos contaminareis, para não vos tornardes imundos por eles. Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra.......Esta é a lei sobre os animais e as aves, e sobre toda criatura vivente que se move nas águas e toda criatura que se arrasta sobre a terra; para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer"

 

ATOS 10 - A Alavanca usada no cristianismo para anular a Torá. Analisemos dentro do contexto.
Em Atos percebemos a insersão dos goym - gentios á Kehilah - Congregação do Eterno. Todos de igual maneira merecem a oportunidade de conhecer e viver a Palavra da Verdade através do sacrifício de Yeshua - ישוע. 

A SEPARAÇÃO
No Beith haMikdásh (Templo de Jerusalém) havia um limite para os gentios. Uma placa indicativa dizia:
“Nenhum estrangeiro pode passar além da balaustrada e da parede que cercam o lugar santo. Quem quer que seja apanhado violando este regulamento será responsável pela sua morte, que se seguirá.”

A VISÃO DE KEFAH
A visão de Kefah (vulgo Pedro) do lençol repleto de animais, puros e imundos, relatada em Atos 10, tem sido utilizada para provar a liberação divina para se comer as carnes que foram proibidas ao homem, deixando os que assim crêem de consciência tranquila. Será entretanto que essa tranquilidade continuará, ao descobrirmos agora exatamente o contrário?

A expressão divina – “Levanta-te, Pedro, mata e come” (Atos 10:13), isolada de seu contexto, tornou-se a mola mestra da engrenagem dos que se conformam com a superfície do versículo, mas a você, apelo outra vez: nunca se satisfaça com um texto isolado. Não é bom nem correto. É preciso estudá-lo junto ao contexto, e, necessariamente, comparando com outras escrituras. Descubramos, portanto, como deve ser estudado este capítulo maravilhoso de Atos 10:

Verso 1
“E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da côrte chamada italiana.”
Cesaréia era um “porto marítimo de Saron, construído por Herodes, o grande, em 13 a.C. Residência dos procuradores romanos”. Por conseguinte, trata-se, possivelmente de um homem romano o bom Cornélio, pois além de um cargo militar altamente importante, servia em uma base radicalmente romana. Em última análise, uma coisa é líquida e certa, não esqueça, ele não era judeu, era um gentio. De fato nenhum gentio era aceito  por um judeu justamente por causa das leis de cashrut. Por causa do modo sem lei em que vivvia o goy- gentio.

Verso 2
“Piedoso e temente a Elohah, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Elohah.”
Isto não é comum e solenemente espetacular! Um goy que amava e servia ao Elohah dos Yehudim - 'judeus', e este amor era à prova de crítica. Vestido com roupa de trabalho, pois diz a Palavra que ele auxiliava, socorria com seus bens os menos favorecidos, e dentre os tais, quem sabe, muitos judeus. Era desprendida sua devoção, sincera, partia de um coração anelante por conhecer mais o Elohah de Israel. E o mais maravilhoso é que Hashem atentou” para aquele que aos olhos dos judeus não merecia sequer conhecê-Lo.

Da leitura dos versos 3 a 8, concluimos que o ahavah - amor do Eterno envolveu Cornélio e o prestigiou com a comissão de um Melach -anjo/mensageiro  que trazia do Shamaiym - Céu, a aprovação para seu gesto caridoso e amante, orientando-o a ir em busca do talmid - apóstolo Kefah (Pedro), dando-lhe para tanto as indicações, como: cidade, rua, casa e nº., etc.

Versos 9 e 10

“E no dia seguinte, indo eles em seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu kefah ao terraço para orar, quase à hora sexta (1/2 dia). E tendo fome, quis comer; e enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentido.”
Toda vez que Ele o Eterno queria ensinar alguma coisa ao homem, utilizava algo que lhe fosse peculiar. Como por exemplo: Ao lavrador, – a terra. Ao boiadeiro, – o gado. Ao Pastor, – a ovelha, ao pescador, – a rede etc. Como Hashem desejava transmitir algo sublime e maravilhoso a Kefah, que melhor ilustração utilizaria senão aquilo que estivesse mais intimamente ligado à sua condição no momento, isto é: comida? (Kefah estava com fome). O Soberano preparava Kefah para a grande mensagem. Assim, conforme dizem os versos 11 e 12, Elohah mostrou-lhe em visão, o famoso lençol zoológico, e declarou:

Verso 13

“... levanta-te kefah, mata e come.”
Tal ordem suscitou imediatamente do obediente apóstolo a dramática, sincera e inolvidável declaração:

Verso 14

“...De modo nenhum, Senhor. Porque nunca comi... coisa imunda.”
Kefah andara mais de 3 anos com o salvador e após sua morte e ressurreição,  continuara a não comer nada impuro. Isto é uma prova irrefutável de que, além de nunca ter comido coisa do gênero com o mestre e rabino Yeshua, continuara fiel á Torá a ponto de teimar com o Eterno por 3 vezes seguidamente até o lençol se recolher ao Céu, conforme os versos 15 e 16. Lembrando que se tratava de uma visão e é impossível comer uma visão. No entanto, tudo era bem real para Kefah.
Os versos 17 e 18 relatam que Kefah estava desconcertado com aquela visão, e, tentando chegar a uma conclusão razoável,  até que 3 varões o buscavam.

Verso 19

“...Eis que três varões te buscam.”
• A visão apareceu a Kefah três vezes e também três varões apareceram-lhe, enviados por Cornélio, com a indicação do anjo do YHWH -Senhor.
.• No verso 22, os varões falaram a Kefah a respeito de Cornélio, da aprovação de Elohah para com ele e do anjo que os enviou à sua procura. Kefah então, imediatamente recebeu-os em casa, e no dia seguinte, tomando alguns irmãos de Jope, rumou para Cesaréia, a fim de realizar um grandioso trabalho missionário, conforme a leitura do verso 23. Um dia depois, chegam ao seu destino, e maravilhados contemplam um grupo de goym - gentios, sedentos do conhecimento do Elohah de Israel, almejando a salvação bem como trilhar os caminhos de obediencia á Torá, segundo se depreende da leitura dos  versos 24-27.

Então Kefah de fato começara a entender a complexa visão em uma profundidade maior.
Verso 28
“E disse-lhes: vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou achegar-se a estrangeiros: mas Elohah mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO.”
Nota: A visão tratava-se claramente de homens não animais!!!!! Yeshua ישוע não morreu para purificar porcos, lagartixas ou ratos não é mesmo? Somente os homens podem se arrepender e serem purificados!!! É só, ao invés de tentar explicar a visão deixar o próprio protagonista explica-la, como bem o fez:  "...Elohah mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO.”
Do verso 29 a 33, Cornélio, o gentio a quem Elohah amava, queria que ouvisse das Besserot - Boas Novas que vem dos judeus, relata a visão que tivera e como tomara a decisão de mandar buscar a Kefah, declarando:

Verso 33

“...Agora, pois, estamos todos diante de Elohah para ouvir tudo quanto por Elohah te é mandado.”
Kefah percebe que estes estavam sedentos por aprender e praticar a Torá, á vontade do Pai.

Versos 34 e 35

“...Reconheço por verdade que Elohah não faz acepção de pessoas; mas que Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo.”

O episódio não termina aqui. Quando a Kehilat - Congregação de Yerushalaim -Jerusalém-  soube do ocorrido, levantou-se contra Kefah, com a prerrogativa de haver-se misturado com gente imunda, os gentios. Intima-o a retratar-se. O Seguidor de Yeshua então, cheio do Espírito do Separado, apresenta-se diante da Kehilat -Principal, e relata como Hashem lhe mostrara, através de uma visão de animais em um lençol, que todas as pessoas, de toda tribo, raça e língua, desde que o tema e guarde Seus mandamentos, são dignas do amor, daRessed - misericórdia e da salvação pelo sacrifício eterno de Yeshua ha MashiachElohah não somente revelou Seu amor pelos gentios como os abençoou com o derramamento do seu Ruach - Espírito - unção. (Leia Atos 11:1-17).
Contra este argumento não houve reação, e portanto a posição da principal Kehilat não poderia ser diferente. Leiamos:
Atos 11:18

“E ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e exaltaram a Elohah, dizendo: Na verdade até aos goym -gentios deu Elohah o arrependimento para a Chai'ym - vida.”
Como vê, é simples, puro e cristalino. Não há aqui interpretação humana. Não há necessidade de torcer nada e muito menos adaptar-se a qualquer tipo de conveniência. É uma verdade clara que brota como luz da aurora no coração sincero. A Kehilat de Yerushalaim não mudou a Palavra, mudou sim, sua posição em relação aos gentios pelo testemunho de Kefah, que por sua vez mudou sua opinião através do ensino de Adonay por meio de uma visão do lençol de animais, que mais tarde, com o desenrolar da situação, lhe caiu todo entendimento setenciando que a visão se tratava de homens!
Hoje, lamentavelmente ocorre o contrário. Muitos preferem mudar as Escrituras, ou quando nada, tentam adaptá-la à sua opinião.
Pois bem, fica determinado pela Palavra de Hashem, sem nenhuma dúvida, que Adonay utilizou um lençol de animais puros e imundos para ensinar a Kefah, quando este estava com fome, que 
“nenhum homem é comum ou imundo” e “que Hashem não faz acepção de pessoas”.  Os goym (gentios) estavam, diferentenmente de Kefah, naquela mesma hora, com fome; porém, fome da Palavra da Salvação.
 
CURIOSIDADE 
Atos 11: 12 – Disse Kefah:

“...e também estes SEIS irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão (Cornélio).”
- Na lei egípcia que os judeus conheciam bem, eram preciso SETE testemunhas para provar completamente um caso judicial ou qualquer outro.
- Na lei romana também, e eram necessários SETE selos para autenticar um documento que fosse realmente importante como um testemunho.
- Portanto, havia SETE testemunhas deste fato. Kefah mais seis.

OUTRA CURIOSIDADE 
É de comum conhecimento que o livro de Guilyana -Apocalipse, fora escrito derradeiramente, isto é, bem após o livro de Atos do qual encontramos esta ilustração. Pois bem, como ainda entender que o Eterno tenha purificado animais se no último livro da Brit Chadashá - Nova Aliança, Hashem continua a citar animais impuros? Veja:

"E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem
três espíritos imundos, semelhantes a rãs" 

Aqui em Guilyana -Ap. 16:13, os 3 espíritos são comparados alegoricamente, o
serem imundos como rãs, segundo a  lei de cashrut כַּשְרוּת, rãs é conciderado
Treyf טרייף, impróprio. Segue a mesma intenção para Guilyana - Ap. 18:2:
"E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e abominável"
Quando uma ave é abominável para nós? Será que a Águia fora criada para ser odiada? Ou em que contexto as aves de rapinas assim como quaisquer outros tipos animais são abomináveis como supracitado em Apocalipse?

"Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação. Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.  Vaikrá - Levítico 11:11-14

"Porque com fogo e com a sua espada entrará o Yahueh em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Yahuhe serão muitos. Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, OS QUE COMEM CARNE DE PORCO, e DA ABOMINAÇÃO, e do RATO, esses todos serão consumidos, diz o Yahuh Pois eu conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha Kevod - Grandeza"   Yeshaiahu - Isaías 66: 16-18


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