sexta-feira, 22 de julho de 2016

O QUE É TEFILÁ


 1 parte
O QUE É TEFILÁ 
Este artigo visa o esclarecimento e uma auto-ajuda pertinente à meditação e a oração no contexto hebraico e Escritural. 

1 – Origem da palavra: 
-Tefilá vem da raiz hebraica “Pelel” (julgar); -É associada com “L’HITPALEL” (julgar a si mesmo); -Nossos sábios também a identificam como “pensamento e esperança” (vide Gen. 48:11) -É também entendida como “conexão”. 

2 – Por que orar? 

a) As consequências de Gen 3:22; 

b) Mistura do bem e do mal;

 c) Separação entre a criação e o Criador;

 d) Não é o Eterno El’shadai YHWH quem precisa das orações. Somos nós que precisamos aprender a separar o bem do mal, e constantemente nos reconectarmos com o Criador.

 e) “A oração é o processo de juntar as coisas. Quando oramos, há apenas duas coisas no universo: Elohim e nós mesmos. O problema é que há duas entidades separadas, quando na realidade elas deveriam estar intrinsecamentes unidas. A tefilá (oração somente no contexto judaico) remedia o problema e faz a junção. Então a tefilá é o processo através do qual nós começamos olhando para nós mesmos, concentrando em nós mesmos, e prosseguimos para nos concentrarmos em Elohim, elevando a nós mesmos acima das coisas da vida cotidiana que predominam durante o resto do dia” – Rav. Y. Hechel Greenberg .

3 – Primeiro Passo: Kavaná 

a) Kavaná é a palavra hebraica para “intenção do coração; 

b) Assim como o corpo sem espírito é morto, a oração depende da kavaná; 

c) “A kavaná torna as suas orações reais. A kavaná significa que você colocou todo o seu coração e alma em cada palavra; você tenta agradar a Elohim com as suas palavras...” Rav. Yehuda Eisenberg;

- O que é necessário para ter a kavaná correta? 

a) Lembre-se: O coração é o centro e a origem das ações. (Efésios 6:6) 

b) Reconhecer que o Eterno YHWH é Rei e Senhor: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade” 

c) Entender que somos parte do Reino (Corpo); 

d) Você busca de fato a vontade do Criador YHWH para a sua vida? “Elohim YHWH sabe o que é melhor para mim” ou “Elohim YHWH sabe o que é melhor para o Reino”. Qual a minha prioridade? Mt. 26:39; 

e) O real significado de Mt. 6:33;

 f) Se Elohim YHWH é Seu Rei, aja como tal! 

g) Separar um local para poder se concentrar – O tempo de oração deve ser um tempo de meditação (Sl. 19:14); 

h) Alguns exemplos bíblicos: - Yitschak (Isaque) Gen. 24:63; - Hannah (Ana) 1 Sam. 1:9; - David (Davi) 2 Sam. 7:18; - Ezequias 2 Re. 20:2; - Esdras - Esdras 9:15; - Daniel - Dn 9:3;

- Hannah (Ana a profetiza) Lc 2:37; 
-Ye’shua o Messias Mt. 14:23; 


4 – Segundo Passo: Prepare-se 

a) Não podemos nos aproximar de Elohim YHWH de qualquer maneira! Temos que saber que Ele é o Melech Ha Melachim (Rei dos Reis), e não uma pessoa qualquer! Amos 4:12: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Elohim.”

 b) Devemos ter reverência. Ap. 11:18;
c) Começe sua oração como um servo que se aproxima do Rei. Seja reverente e reconheça quem Ele é.

 5 – Terceiro Passo: Auto-Reflexão 

a) Auto-reflexão: Sl. 4:4; Sl. 77:6;

 b) Uma das palavras para “meditação/auto-reflexão” no hebraico é “bakar”, que significa também “buscar”; 

c) Qual o objetivo da auto-reflexão? Teshuvá (retorno)! Lam. 3:4; Sl. 119:59,60;

 e) A auto-reflexão é o objetivo do Eterno YHWH. Elohim YHWH prefere que julguemos a nós mesmos, do que sermos julgados por Ele. 1 Co 11:31; 

- Sobre o que devemos refletir em nossas orações? 

a) Sobre as obras de YHWH (Sl 77:12, Sl 143:5); 

b) Sobre se estamos vivendo a Torá (instrução/ mandamentos) Sl. 119:48,97,99; 

c) Sobre a nossa fé nas promessas de Elohim YHWH (Sl. 119:148); 

d) Sobre a majestade do Eterno de Israel YHWH (Sl. 145:5);

 - Resumidamente, estes são os três focos da nossa reflexão:

 a) Nossa relação com o Reino de YHWH Elohim; 

b) As necessidades do Reino de YHWH Elohim;

 c) Teshuvá (retorno ao criador) 



6 – Quarto Passo: Entenda o Objetivo 

-O objetivo da oração é: 

a) Mudar primeiramente a nós. As circunstâncias podem (ou não) mudar quando mudamos. Vide Atos 4:29; 

b) Às vezes, as circunstâncias não vão mudar, e o objetivo da oração é apenas a teshuvá (retorno).Vide o exemplo de Davi em 2 Samuel 12; 

c) “Concentre na fortuna, e não no centavo” (No abençoador e não nas bênçãos); 

d) Antes de mais nada busque uma mudança de atitude. Sl 51:10 

e) Teshuvá (retorno) e fortalecimento da fé: esses são os dois objetivos principais da oração. 

Alguns exemplos de pensamentos errados

Errado: “A oração tem poder!” 

CertoA oração libera o poder de Elohim YHWH; 

Errado: “Ora, Que Melhora!” 

Certo: Oração não é simpatia. A oração nos aprimora. A medida em que somos transformados segundo o propósito do Pai YHWH, vivemos e vemos o Seu agir nas nossas vidas;

Errado: “Eu pedi que o Senhor fizesse o melhor pra mim!” 

Certo: Peça a Adonai que faça o melhor para o Reino dEle; 

Errado: “Eu oro do meu jeito!” 

Certo: Você fala com seu chefe do jeito que você bem entender? Ore do jeito que Elohim YHWH deseja; 

Errado: “Se não aconteceu, é porque você não orou com fé!” 

Certo: O objetivo da oração não é atender aos nossos desejos, mas aproximar-nos de Ha’ shem YHWH; 

Lembrete: A lição que Ye’shua o Messias nos ensina. Mt. 6:31-33. 

E lembre-se: o fato de uma oração não ser atendida não significa que o Eterno YHWH não cuida ou não se importa com você; 7

 – Quinto Passo: Ofereça Sacrifícios 

- O que é o sacrifício diário? 

- Na ausência do Beit HaMikdash (Templo), devemos oferecer sacrifícios diários de oração, pois o objetivo é o mesmo: demonstrar um coração contrito. Sl. 141:2; Pr. 15:8; Ap. 8:3

 - O sacrifício de oração não expia pecados, mas prepara-nos para recebermos o perdão;

 - Muitos entendem a necessidade do “sacrifício de oração”, mas não sabem o que é. 

O que é o sacrifício de oração? Sl. 62:8

 - O sacrifício de oração é o primeiro passo para a teshuvá (retorno).

 8 – Sétimo Passo: Individual x Coletivo

 a) O individualismo da cultura ocidental x o Corpo/Assembléia/Povo de Israel;

 b) A maior parte das orações tanto na Bíblia quanto na tradição judaica utiliza o pronome “nós” ao invés do pronome “eu”; 

c) Que pronome Ye’shua utiliza quando ensina os seus talmidim (discípulos) a orarem? Nós! 

d) O verdadeiro significado de Mt. 18:19-20. Não é “o poder da oração de dois”, mas o fato de que se há dois ou mais, então há o entendimento de orar pelo Corpo. 

e) O Eterno YHWH deseja que oremos uns pelos outros, para que o nosso senso de coletividade, de pertinência a uma família, seja praticado. Ti 5:16 diz: “... orai uns pelos outros...


9 – Oitavo Passo: Quando orar? 

a) As Escrituras nos mostram que nossos pais sempre oraram Três vezes ao dia. Vide Sl. 55:17; Dn 6:10;

 b) Além disso, há momentos especiais como o Shabat (Sábado) At. 16:13, após as refeições (Dt. 8:10), e a recitação do Shemá ao se levantar e antes de deitar (Dt. 6:7). 


10 – Complementos que Auxiliam na Oração 

a) O Judaísmo como um todo, e o movimento messiânico não é diferente, é uma fé bastante prática. Por isso, temos algumas práticas que podem nos auxiliar a melhorarmos a kavaná (reverencia com concentração) no momento da tefilá (oração): 

b) Porque o judeu move do corpo quando ora? (Sl. 35:10);

 c) Melodias (Sl 47:6). As melodias ajudam a colocarmos nossas emoções na oração; 

d) Talit gadol: o chamado “manto de oração”. Envolver-se no talit proporciona maior concentração; 

e) Óleo (para enfermos): do hebraico “mashah”, indica: separação para Elohim YHWH, derramamento da abundância da sua Ruach (Espírito do Eterno); 

f) Chame a YHWH por seus nomes e títulos próprios. Nós não servimos a um “deus genérico” (Ex 3:15).


- O hebraico: 

a) A língua original do homem, preservada por Avraham; 

b) Força criativa; 

c) O hebraico é chamado no Talmud de “lingua do céu” ou “lingua dos anjos”. Compare isso com 1 Co 13:1. 11

 – Oração Formatada x Oração Espontânea

 Na Bíblia, encontramos ambas as situações. Deve haver espaço para ambas em nossa vida espiritual. Vantagens da oração espontânea: 

a) Mais específica para a situação do momento; 

b) Maior controle sobre o enfoque/duração da oração; 

c) Menor chance de ser feita sem intenção; 

d) Menor chance de se tornar uma vã repetição mecânica; 

e) Maior intimidade no momento da oração.


 - Vantagens da oração formatada: 


A) Mais adequada para orações em grupo (maior participação/concentração do grupo); 

b) Maior chance de se adequar à vontade de YHWH;


 c) Maior conexão com o Corpo (ex: Amidá); 


d) Mais adequada para momentos em que temos “dificuldade de orar”; 

e) Estimula o conhecimento das Escrituras. 

12 – Advertências Dentro do que estudamos o que seria o “pedir mal” citado por Ye’shua? 

a) 1 Jo 3:22-24; 

b) Pr. 28:9. 13 

– A Restauração O que é mais eficaz - “Fórmulas Modernas” ou As Escrituras Sagradas? 

“Assim diz YHWH: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele” (Yirmiyahu/Jeremias 6:6). 

- Qual é a “vereda antiga” da oração? Como oravam os talmidim (discípulos) de Yeshua?

 1 – Seção Inicial de louvor e reconhecimento: 

a) Avinu ha’shamaim (Nosso Pai Celestial); 

b) Kadosh (Separado Seja o Teu Nome);

 2 – Seção de Petições: 

a) Seja Feita a Tua Vontade na terra como no céu;

 b) O pão nosso de cada dia nos daí hoje;

 c) Perdoa as nossas dívidas como perdoamos aos nossos devedores;

 d) Não nos deixe cair em tentação; 

e) Mas livra-nos do mal. 

3 – Seção Final de Reconhecimento/Ação de Graças: 

a) Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre 

b) Essa foi a forma que Ye’shua nos ensinou a orar. Portanto, o último passo para uma oração eficaz é seguirmos este modelo: Louvor/Reconhecimento + Petições + Reconhecimento/Ação de Graças.



17 – Resumo Oração é:

 -Auto-avaliação, 

-pensamento e esperança, 

-conexão com o El’shadai YHWH .

Passos para a oração: 
1 – Tenha a Intenção correta e concentre-se (Kavaná)

2 – Prepare-se para encontrar-se com o Rei dos Reis; 

3 – Faça uma auto-avaliação; 

4 – Entenda o objetivo da oração: Teshuvá e fortalecer a fé, e não “satisfazer as suas vontades”

 5 – Ofereça sacrifícios de oração ( 3x ao dia) 

6 – Concentre-se mais no coletivo (Reino de YHWH) do que no individual; 
7 – Saiba quando você deve orar.

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