sábado, 17 de setembro de 2016

Torah - Instrução

תּוֹרָה 

Torah - Instrução








Torah (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento) é o nome dado aos cinco primeiros livros doTanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, המשה חומשי תורה - as cinco partes da Torah) e que constituem o texto central da fé israelita. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Yahueh com Avraham (Abrão) e seus filhos, e a libertação dos filhos de Yisrael de Mitzrayim (Egito -'Terra das Limitações') e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida Kenaan. Inclui também os mandamentos e instruções que, foram dadas a Mosheh para que a entregasse e ensinasse ao povo de Yisrael. Chamada também de Lei de Mosheh (Torat Moshehתּוֹרַת־מֹשֶׁה),  também conhecida como CHUMASH (5 livros que vai de Bereshit (Gn) á Devarím (Dt).



 בראשית -  Bereshít, "no início", "no princípio", 1º Sêfer, Livro de Gênesis
Em Bereshit (Livro do Gênesis) é narrada a criação do mundo e do homem sob o ponto de vista yisraelita, e segue linearmente até o pacto de Yahueh com Avraham. São apresentados os motivos dos sofrimentos do mundo, a constante corrupção do gênero humano e a aliança que Yahueh faz com Avraham e seus filhos, justificados pela sua fé monoteísta, em um mundo que se torna mais idólatra e violento. Nos é apresentada a genealogia dos povos do Oriente Médio, e as histórias dos descendentes de Avraham, até o exílio de Yaakov (Jacó) e  de seus doze filhos em Mitzrayim (Egito).

שמות - Shemot - "Nomes", 2º Sêfer, Livro de Êxodo
Em Shemot mostram-se os fatos ocorridos neste exílio, quando os yisraelitas tornam-se escravos na terra de Mitzrayim, e Yahueh se manifesta a um yisraelita que até então se identificava como um egípcio, Mosheh, e o utiliza como líder para libertação dos yisraelitas, que pretendem tomar Canaã como a terra prometida aos seus ancestrais. Após eventos miraculosos, os yisraelitas fogem para o deserto, e recebem a Torah dada por Yahueh. Aqui são narrados os primeiros mandamentos para Yisrael enquanto povo (antes a Bíblia menciona que eram seguidos mandamentos tribais), e mostra as primeiras revoltas do povo yisraelita contra a liderança de Mosheh e as condições da peregrinação.

ויקרא - Vayikrah - "E chamou",  da primeira palavra do texto do 3º Sêfer, Livro de Levítico
Em Vayikrah são apresentados os aspectos mais básicos do oferecimento das קרבנות - korbanot (sacrifícios), das regras de כַּשְרוּת - cashrut (conjuto de leis alimentícias) e a sistematização do ministério Kohanim (sacerdotal).

בַּמִּדְבָּר -  Bamidbar "No Deserto"  - 4º Sêfer o Livro o de Números
Em Bamidbar continuam-se as narrações da saga dos yisraelitas no deserto, as revoltas do povo no deserto e a condenação de Yahueh à peregrinação de quarenta anos no deserto.

דברים  - Devarím "Palavras" - 5º Sêfer o livro de Deuteronômio 
Em Devarim estão compilados os últimos discursos de Mosheh antes de sua morte e da entrada na Terra de Yisrael.


Shalom!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Enoque, Moisés e Elias ... onde estão?








Enoque, Moisés e Elias Subiu  ao Céu??                                 



"E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hb 9:27)

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Rom 5:12).

"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim tambémtodos serão vivificados em Cristo. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptividade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (1Co 15:22,51-53)


O homem a princípio foi criado para viver eternamente. Contudo, com sua opção pelo pecado, acabou por encontrar a morte. Como somos da mesma natureza de Adão, igualmente haveremos de passar pela morte. D-us prometeu a vida Eterna ao homem na condição de obediência. Disse-lhe que certamente morreria se não se mantivesse em retidão. O inimigo, ao contrário, em função da desobediência a D-us, também fez promessa: certamente não morrerás?

O desrespeito, desprezo e afronta ao Supremo Criador fez confirmar a morte a qual todos havemos de passar. Todos os homens morrem.

Moisés e Elias foram vistos com Yeshua, mas...estariam eles vivos?

Seis dias depois, tomou Yeshua (Jesus) a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e 

Elias falando com ele.  Mt 17:1-3

Aqui temos simplesmente uma visão do futuro reino de Yeshua.
Observe o que disse Yeshua:

“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Yeshua: A ninguémconteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentro os mortos.” Mt 17:9

“ Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem no seu reino.” Mt 16:27,28

Neste texto, como em Apocalipse, temos muitas visões, mas seus personagens são futuros. Como exemplo, temos os participantes do reino, que ainda não ressuscitaram.

Observe que este verso diz que quando Jesus vier na Sua glória, então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

Quando a Bíblia diz que não provariam a morte até que enxergaram o filho do homem vindo na glória, explica a razão de terem diante deles a visão relatado no próximo capítulo de Mateus que prefigura uma situação no futuro reino, quando haverão de ressurgir tanto Elias, quanto Moisés. Portanto, era apenas uma visão!

Moisés está morto e ainda não ressuscitou

Assim, morreu ali Moisés, servo do ETERNO, na terra de Moabe, segundo a palavra do ETERNO. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; “
Enoque, herói da fé!

“Pela fé, Abel ofereceu a D-us mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de D-us quanto às suas ofertas. Por meio dela, também Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque D-us o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de  haver agradado a D-us.

Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a D-us, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”  Hb 11:4,5,7,8
Enoque... também morreu !

Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Metusalém. Andou Enoque com D-us; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com D-us e já não era, porque D-us o tomou para si.” Gen 5:21-24

Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas,

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas;vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” Hb 11:13

Todos esperam ressurreição

“ Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé  não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver D-us provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hb 11:39,40)

Veja que estes nossos irmãos na fé ainda não alcançaram as promessas, mas ressuscitarão e serão aperfeiçoados juntamente conosco, na segunda vinda do Mashiach!

Yeshua é o primeiro dentre os mortos !

“.. isto é, que o Machiach devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (At 26:23)

O que você entende quando a Bíblia diz que Yeshua é o primeiro dentre os mortos? Não houve outras ressurreições antes da Dele?
Sim, mas Ele ressuscitou para a vida eterna, o que não ocorreu com os demais.

E Yeshua trará o galardão

“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda. ( ICor 15: 22,23)

Então como dizer que Cristo fez-se primícia dentre os mortos se admitíssemos que outros já ressuscitaram para a eternidade antes de Yeshua? Impossível !!

Por isso a Bíblia diz-nos que quando Ele vier dará o galardão aos seus servos, aos que o temem.

Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto os pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.” ( Ap 11:18)

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” Ap 22:12

“... mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamentoPois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de D-us, sendo filhos da ressurreição” Lucas 20:35,36

Alcançamos a vida eterna por meio do Mashiach e este acontecimento se dará na Sua vinda e não antes dela, como supõe-se para Moisés e Enoque.

Analisando o gráfico acima, o leitor facilmente poderá verificar que cerca de dez anos depois de seu arrebatamento o profeta Elias envia uma carta advertindo o rei Jeorão, o que comprova que ele (Elias) ainda estava vivo e na terra, é óbvio.


Então, lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR, D-us de Davi, teu pai: Visto que na andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, eis que o Eterno ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres, e a todas as tuas fazendas. Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia. Despertou, pois o Eterno contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos arábios, que estão da banda dos etíopes. Este subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram toda a fazenda que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e a suas mulheres; de modo que lhe não deixaram filho, senão a Jeoacaz, o mais moço de seus filhos. E, depois de tudo isso, o Eterno o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. E sucedeu que, depois de muitos dias, e chegado o fim de dois anos, saíram-lhe as entradas com a doença, e morreu de más enfermidades; e o seu povo lhe não queimou aromas, como queimara a seus pais. Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o  sepultaram na Cidade de Davi, porém, não nos sepulcros dos reis.”  2Cr 21:12-20

Jeorão reinou 8 anos em Jerusalém, conforme observa-se em 2Cr 21:5 e 2Reis 8:17,18

Os reinos dos dois Jeorões terminaram juntos, conforme observa-se em 2Reis 8:25

Na época em que chegou a carta, o profeta já era Eliseu, conforme observa-se em 2Reis 2:1; 3:9-11.

Para onde foi Elias? Carro de fogo ou redemoinho?

Muitos afirmam que Elias foi levado ao Céu num carro de fogo. Seria isto verdade?

Vejamos: Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a 

Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal…E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (2 Reis 2:1, 11). Na verdade, o papel do carro de fogo foi apenas de separar Elias de Elizeu e ele, na verdade, foi trasladado num redemoinho. O que isto implica: Ora, primeiro que a história de que um carro de fogo levou Elias não está bem contada e segundo que foi num redemoinho, que é  formado por ar. Logo Elias não saiu da atmosfera terrestre, pois for a desta, não há redemoinho!

Que idéia foi sugerida pelos servos de Eliseu?

Que procurassem Elias nos montes ou nos valesE disseram-lhe: Eis que, com teus servos, há cinqüenta homens valentes; ora, deixa-os ir para buscar teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles apertaram com ele, até se enfastiar; e disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam. Então, voltaram para ele, tendo ele ficado em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fôsseis?”  (2 Rs 2:16-18).
Os filhos dos profetas sabiam que Elias seria retirado: Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. “ (2 Rs 2:3)
. Nos estranha a sugestão de procurá-lo nos montes ou nos vales. Eles não viram pra onde foi Elias? Aí está uma prova de que ele não teria saído do Céu atmosférico e que poderia, sim, estar em algum outro lugar na Terra. Como já vimos, a existência da carta, prova que, não apenas ele estava na Terra, mas que estava acompanhando o desenrolar dos fatos.
Para nós está claro que o tempo de seu ministério havia findado e que ele estava farto das perseguições, razão porque o Eterno passou o trabalho dele para Eliseu e ele saiu de cena por meio deste traslado.
Enoque, ao que tudo indica, para não ver a morte, ou seja, para não ser morto, também foi trasladado, não para o Céu, mas para outra parte da Terra. É obvio que ele morreu como todos os demais santos e aguarda o tempo de recompensa.
Não há mistérios, amados. Todos estão mortos, todos dormem, e todos, sem exceção aguardam a vinda do Mashiach e a ressurreição. 

Nesta festa, ninguém entra antecipadamente!

Shalom!!!

Enoque, Moisés e Elias Subiu  ao Céu??                                 




"E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hb 9:27)

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Rom 5:12).

"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim tambémtodos serão vivificados em Cristo. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptividade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (1Co 15:22,51-53)


O homem a princípio foi criado para viver eternamente. Contudo, com sua opção pelo pecado, acabou por encontrar a morte. Como somos da mesma natureza de Adão, igualmente haveremos de passar pela morte. D-us prometeu a vida Eterna ao homem na condição de obediência. Disse-lhe que certamente morreria se não se mantivesse em retidão. O inimigo, ao contrário, em função da desobediência a D-us, também fez promessa: certamente não morrerás?

O desrespeito, desprezo e afronta ao Supremo Criador fez confirmar a morte a qual todos havemos de passar. Todos os homens morrem.

Moisés e Elias foram vistos com Yeshua, mas...estariam eles vivos?

Seis dias depois, tomou Yeshua (Jesus) a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e 

Elias falando com ele.  Mt 17:1-3

Aqui temos simplesmente uma visão do futuro reino de Yeshua.
Observe o que disse Yeshua:

“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Yeshua: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentro os mortos.” Mt 17:9

“ Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem no seu reino.” Mt 16:27,28

Neste texto, como em Apocalipse, temos muitas visões, mas seus personagens são futuros. Como exemplo, temos os participantes do reino, que ainda não ressuscitaram.

Observe que este verso diz que quando Jesus vier na Sua glória, então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

Quando a Bíblia diz que não provariam a morte até que enxergaram o filho do homem vindo na glória, explica a razão de terem diante deles a visão relatado no próximo capítulo de Mateus que prefigura uma situação no futuro reino, quando haverão de ressurgir tanto Elias, quanto Moisés. Portanto, era apenas uma visão!

Moisés está morto e ainda não ressuscitou

Assim, morreu ali Moisés, servo do ETERNO, na terra de Moabe, segundo a palavra do ETERNO. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; “
Enoque, herói da fé!

“Pela fé, Abel ofereceu a D-us mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de D-us quanto às suas ofertas. Por meio dela, também Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque D-us o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de  haver agradado a D-us.

Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a D-us, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”  Hb 11:4,5,7,8
Enoque... também morreu !

Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Metusalém. Andou Enoque com D-us; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com D-us e já não era, porque D-us o tomou para si.” Gen 5:21-24

Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas,

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas;vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” Hb 11:13

Todos esperam ressurreição

“ Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver D-us provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hb 11:39,40)

Veja que estes nossos irmãos na fé ainda não alcançaram as promessas, mas ressuscitarão e serão aperfeiçoados juntamente conosco, na segunda vinda do Mashiach!

Yeshua é o primeiro dentre os mortos !

“.. isto é, que o Machiach devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (At 26:23)

O que você entende quando a Bíblia diz que Yeshua é o primeiro dentre os mortos? Não houve outras ressurreições antes da Dele?
Sim, mas Ele ressuscitou para a vida eterna, o que não ocorreu com os demais.

E Yeshua trará o galardão

“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.” ( ICor 15: 22,23)

Então como dizer que Cristo fez-se primícia dentre os mortos se admitíssemos que outros já ressuscitaram para a eternidade antes de Yeshua? Impossível !!

Por isso a Bíblia diz-nos que quando Ele vier dará o galardão aos seus servos, aos que o temem.

Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto os pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.” ( Ap 11:18)

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” Ap 22:12

“... mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamentoPois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de D-us, sendo filhos da ressurreição” Lucas 20:35,36

Alcançamos a vida eterna por meio do Mashiach e este acontecimento se dará na Sua vinda e não antes dela, como supõe-se para Moisés e Enoque.

Analisando o gráfico acima, o leitor facilmente poderá verificar que cerca de dez anos depois de seu arrebatamento o profeta Elias envia uma carta advertindo o rei Jeorão, o que comprova que ele (Elias) ainda estava vivo e na terra, é óbvio.


Então, lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR, D-us de Davi, teu pai: Visto que na andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, eis que o Eterno ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres, e a todas as tuas fazendas. Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia. Despertou, pois o Eterno contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos arábios, que estão da banda dos etíopes. Este subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram toda a fazenda que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e a suas mulheres; de modo que lhe não deixaram filho, senão a Jeoacaz, o mais moço de seus filhos. E, depois de tudo isso, o Eterno o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. E sucedeu que, depois de muitos dias, e chegado o fim de dois anos, saíram-lhe as entradas com a doença, e morreu de más enfermidades; e o seu povo lhe não queimou aromas, como queimara a seus pais. Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o  sepultaram na Cidade de Davi, porém, não nos sepulcros dos reis.”  2Cr 21:12-20

Jeorão reinou 8 anos em Jerusalém, conforme observa-se em 2Cr 21:5 e 2Reis 8:17,18

Os reinos dos dois Jeorões terminaram juntos, conforme observa-se em 2Reis 8:25

Na época em que chegou a carta, o profeta já era Eliseu, conforme observa-se em 2Reis 2:1; 3:9-11.

Para onde foi Elias? Carro de fogo ou redemoinho?

Muitos afirmam que Elias foi levado ao Céu num carro de fogo. Seria isto verdade?

Vejamos: Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a 

Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal…E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (2 Reis 2:1, 11). Na verdade, o papel do carro de fogo foi apenas de separar Elias de Elizeu e ele, na verdade, foi trasladado num redemoinho. O que isto implica: Ora, primeiro que a história de que um carro de fogo levou Elias não está bem contada e segundo que foi num redemoinho, que é  formado por ar. Logo Elias não saiu da atmosfera terrestre, pois for a desta, não há redemoinho!

Que idéia foi sugerida pelos servos de Eliseu?

Que procurassem Elias nos montes ou nos valesE disseram-lhe: Eis que, com teus servos, há cinqüenta homens valentes; ora, deixa-os ir para buscar teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles apertaram com ele, até se enfastiar; e disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam. Então, voltaram para ele, tendo ele ficado em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fôsseis?”  (2 Rs 2:16-18).
Os filhos dos profetas sabiam que Elias seria retirado: Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. “ (2 Rs 2:3)
. Nos estranha a sugestão de procurá-lo nos montes ou nos vales. Eles não viram pra onde foi Elias? Aí está uma prova de que ele não teria saído do Céu atmosférico e que poderia, sim, estar em algum outro lugar na Terra. Como já vimos, a existência da carta, prova que, não apenas ele estava na Terra, mas que estava acompanhando o desenrolar dos fatos.
Para nós está claro que o tempo de seu ministério havia findado e que ele estava farto das perseguições, razão porque o Eterno passou o trabalho dele para Eliseu e ele saiu de cena por meio deste traslado.
Enoque, ao que tudo indica, para não ver a morte, ou seja, para não ser morto, também foi trasladado, não para o Céu, mas para outra parte da Terra. É obvio que ele morreu como todos os demais santos e aguarda o tempo de recompensa.
Não há mistérios, amados. Todos estão mortos, todos dormem, e todos, sem exceção aguardam a vinda do Mashiach e a ressurreição. 

Nesta festa, ninguém entra antecipadamente!

Shalom!!!





sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Juízo investigativo



 Juízo Investigativo em 1844?


Existe mesmo um juízo para 1844?

A doutrina do suposto «Juízo Investigativo» para investigar e ver se os servos de Deus têm direito à uma ressurreição, complementa uma série de erros do segmento protestante do adventismo e lança por terra grandes verdades bíblicas! Anula a conclusão da salvação na cruz, deixando para 1844 a purificação dos pecados. Sugere uma oferta constante de sangue, quando na verdade a oblação do Mashiach Yeshua (Jesus) foi uma única. Rememora os pecados do povo de Deus, que a Palavra diz “estarem esquecidos para sempre”.

SEGUNDO ELLEN WHITE, QUAL É A FINALIDADE DO JUÍZO INVESTIGATIVO?
“... Os que no juízo forem havidos por dignos, terão parte na ressurreição dos justos...” (Grande Conflito, pág. 420).
Não há como negar: pelos escritos de Ellen White, profetisa adventista, o objetivo deste «embuste de juízo» é determinar quem está apto para ser ressuscitado na ressurreição dos justos.
Leitor, acompanhe conosco as alarmantes contradições desta doutrina!
De acordo com os Escritos da B´rit Chadashah, Deus não vê a necessidade de um «juízo» para identificar seus servos: ...“O Senhor conhece os que são seus...” (II Tim. 2:19).
A Palavra testifica que Abel, Enoque, Noé, Abraão e outros, já tinham alcançado testemunho de que agradaram a Deus. Os textos dizem claramente que o tal «juízo investigativo» jamais existirá para estes heróis da fé  (Heb. 11:13,39).

QUANDO SE DARÁ O JULGAMENTO?

“Conjuro-te pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos na sua vinda e no seu reino” (II Tim. 4:1).
O texto é cristalino: haverá julgamento sim, mas somente na vinda do Mashiach Yeshua (Jesus), nunca no tal «juízo».
Todavia, escreveu Ellen White:
“A obra do juízo investigativo dos pecados deve efetuar-se antes do segundo advento do Senhor” (idem, pág. 448). Que “espírito de profecia” é este, que fala contra D-us?
O texto (NT) contesta esta idéia enganosa, garantindo que, os que estão em Cristo, não necessitam de juízo algum:
“Em verdade, em verdade vos digo: Quem escuta a minha palavra e crê naquEle que me enviou, tem a vida eterna e não vem a julgamento...” (João 5:24 - Bíblia de Jerusalém)
“Portanto, não existe mais conde-nação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Rom. 8:1- idem) .
Como podia Yeshua (Jesus) assegurar aos Seus  discípulos que estes se assentariam em 12 tronos (Mateus 19:28), se antes ainda teriam que passar por um fictício  «juízo investigativo», que se iniciaria em 1844?

A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS OCORREU NA CRUZ; NADA FICOU PARA 1844!
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos...” (Hebreus 9:28).
“...havendo oferecido, para sempre um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus” (Heb. 10:12). Não se pode afirmar o contrário disto: Jesus efetuou na cruz, total purificação dos pecados e nada  restou para 1844! Os pecados dos que criam eram apagados imediatamente no batismo, mediante a conversão (Atos 2:38; 3:19; I Cor. 6:11).
Reflita: Se os salvos ainda tiverem que passar por este «juízo», por que o batismo para remissão dos pecados?
Paulo disse que somos salvos, e não
que seríamos após tal juízo:
“Pela graça sois salvos...”(Efé. 2:8).

 PAULO NÃO ESPERAVA NENHUM JUÍZO

“...acabei a carreira, guardei a fé, desde agora, a coroa da justiça me está guardada...” (II Tim. 4:7, 8). Paulo não sabia deste «juízo», pois se soubesse teria que ter dito assim:
“A coroa da justiça me esperará depois que eu tiver passado pelo «juízo investigativo», que se iniciará em 1844!”

JESUS ENTROU NO SANTO DOS SANTOS, NA SUA ASCENSÃO, E NÃO EM 1844!

“Depois de o Senhor lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus” (Mar. 16:19).
...pelo seu próprio sangue, entrou  no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Heb. 9:11, 12 - ARA).
Os escritos da senhora White, contradizendo a Nova Aliança, dizem que Jesus na Sua ascensão, entrou no primeiro compartimento do santuário celestial e lá permaneceu até o ano de 1844. Que somente após essa data, Ele passou para o segundo compartimento, o «Santo dos Santos», para fazer o julgamento de todos os servos de D-us. O primeiro deles teria sido Abel.
Seria isto verdade? Confira os textos a seguir e veja mais esta tremenda contradição! (Heb. 9:12; 9:24; 10:12;  Efé. 1:20; Col. 3:1; I Ped. 3:22; Apo. 3:21).
Os textos comprovam claramente: Yeshua desde que ascendeu ao Céu, se encontra no Santíssimo, assentado à direita de Deus, exercendo trabalho sacerdotal como nosso advogado e mediador.  Não está julgando a ninguém!

CONCLUSÃO: NADA FICOU PARA 1844!

Na cruz, Yeshua (Jesus) cumpriu tudo para nos salvar. Realizou um trabalho completo!
A partir do “está consumado”, Jesus concluiu e aperfeiçoou tudo (João 19:30; Mat. 27:51); abriu o véu do Templo e cancelou a todos os pecados cometidos sob a Primeira Aliança e de todos os que futuramente cressem no Seu nome (Heb. 9:15). Os que criam eram batizados e tinham seus pecados apagados no ato, portanto, nada, nada ficou para 1844!

Se desejar conhecer mais sobre este ensino, que de bíblico não tem nada, e conhecer outras grandes verdades da Palavra, entre em contato conosco.

david.cib@hotmail.com


Interpretação correta das 2300 tardes e manhãs 









Postagem em destaque

“Pai, glorifica-me com aquela glória”

  “Pai, glorifica-me com aquela glória” “Agora, Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que...