domingo, 24 de julho de 2016

O sol por detrás de Cristo





O SOL POR DETRAS DE CRISTO 




O SOL POR DETRAS DE CRISTO
 

O QUE QUER DIZER “CRISTO”? 

Estamos acostumados com a nomenclatura CRISTO; do grego CRESTÓS, que segundo o que aprendemos tem a conotação de “Ungido”. 

 Em Israel o povo judeu sempre esperou a vinda do seu Mashiach (Ungido), prometido na Torá (Pentateuco) pelo próprio Elohim Criador. 
Ungido em hebreu é Mashiach (Lê-se Mashiar) que nas declinações chegou para nos de língua latina como Messias. Toda palavra tem sua origem em outra palavra que é chamada “raiz”. Dessa raiz ou palavra mãe podemos perceber o verdadeiro propósito e caráter de um determinado termo. Um exemplo que podemos dar é o termo “bacana”. Logo quando ouvimos ou pronunciamos essa palavra, tomamos imediatamente por sinônimo de “legal”, “muito bom”, “maneiro”, etc. No entanto, bacana vem de uma raiz que poucos conhecem; BACO! Este era um dos deuses mais populares do império romano. O deus do vinho e das festividades promíscuas chamadas “carnavalias” (festa da carne ou festa carnal). Da expressão Baco surgiu as “BACANÁLIAS”; orgias sexuais em forma de agradecimento e culto a essa divindade pagã. Das bacanálias herdamos a pronúncia “BACANAL” que todos sabem ter o mesmo significado de “SURUBA”; sexo em grupo. 

A cultura greco-romana era acostumada com essas festividades. Muitas destas festas tinham o nome do seu ídolo de adoração. A festa que abria o ano novo pagão e ainda abre, é dedicado à divindade Jano, por isso é conhecido como “Janeiro”. Também festa à Saturno era a “saturnália” e a Baco, como já vimos, as “bacanálias” ou “bacanais”; por isso tem a conotação de “legal” (legalizado, juridicamente de acordo com a lei, permitido, tudo liberado). 

 Baco era o filho do deus Solar Júpiter (para os gregos Zeus) e da mortal Sêmele. Deidade do vinho, representava seu poder embriagador, suas influências benéficas e sociais. Promotor da civilização, legislador (legalizador, “legal”, “bacana”) e amante da paz. Seu nome latino é Líber (daí declinou-se a palavra “Liberdade” principalmente no contexto sexual) e Dionisio é seu equivalente em grego. Quando pronunciamos “bacana” quase que obrigatoriamente fazemos um gesto que apelidamos de “jóia”, “tinindo”. Este gesto com o polegar para cima representa o órgão fálico de Baco, a muito representado pelo obelisco piramidal (símbolo do pênis do ídolo) e que se encontra em quase todos os lugares do planeta, principalmente em Roma, dentro do vaticano:


Mesmo que você nunca tenha pensado em Baco ao dizer “bacana” e automáticamente fazer o gesto de seu maior simbolo, o obelisco. Mesmo assim o termo usado e o símbolo não deixaram de ser de Baco, mesmo que por pura inocencia. Bacana é quem pratica bacanal e seguidor de Baco.

O SOL POR DETRAS DE CRISTO
 Agora que você tem uma pequena idéia do que é uma palavra e sua “raiz”. Então voltando ao termo Cristo, vamos buscar sua fonte de origem. 

Analisando mais de perto o termo Cristo podemos nitidamente perceber um elemento solar, pagão, que deu origem a essa terminologia.

Cristo; do grego Crestos, que afirmam ter a conotação: “Ungido”.
O dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa GAMMA, faz claríssima alusão ao elemento solar nesta palavra, veja:

 CRESTA s.f. - Efeito produzido pelo calor do Sol (queimar com os raios solares); 
CRESTAR - Queimar com cresta (raio solar);
O dicionário mostra o cris ou o criso (Eclipse do Sol) e o livro de símbolos na página 33 mostra-nos que Cris (XP) é um monograma usado pelo clero romano para “Cristo” 
DICIONÁRIO GAMMA: CRISTA s.m. ¹Exelencia carnosa na cabeça dos galos; ² Ponto mais elevado. CHISUS (em grego Χρσοσς) - “Douradas" – (como o Sol)

A “crista” é exatamente o que você esta vendo na cabeça dos seres “iluminados”; os raios solares. Daí herdou-se a “crista” do galo. Ou seja, ponto mais elevado como a cresta solar.

 DICIONÁRIO GAMMA:
 CRISOL s.m.(Ant) Eclipse do Sol. (Cris + Sol (criso/cristo = raios) do Sol). 
CRISMA s.m. (Chisma) sacramento de confirmação (mudança de nome).

CRISMAR – Alcunhar, apelidar, cognominar-se. 

Nota: Todos os papas ao serem queimados por Cris, Criso, Cristo, Cresta, Crestós, mudam imediatamente seus nomes como no velho costume babilônico e isto eles chamam de “Crisma” (chisma).
DICIONÁRIO GAMMA: 

CRESTO – cordeiro castrado com oito dias de vida, neste caso, o Cristo.


(1) - As Cristas Solares na deusa Diana (Estátua da Liberdade); (2) - As cristas em Dionísio (Baco) representado como “Cristo” o Filho de Deus (Deus = Dei, Dia, Sol); (3) - Também Semíramis e Thamuz como Maria e Jesus “Cristo”; (4) - O frade sendo queimado pela crista (repare o sol em sua cabeça).

 CONCLUSÃO

 Cristo do grego crestos (“Ungido”) incontestavelmente traz em seu embrião histórico e linguístico provas que se trata de uma unção solar. Portanto é impossível fazer uma separação entre o termo Cristo e o Sol. Chega de tantas mentiras, curemo-nos da ressaca universal causada pelo vinho mitráico solar contido no cálice romano. Sei que alguns já estão tão viciados que amam a levedura doutrinal. São ébrios não hebreus! 

MASHIARH E SUA RAIZ HEBRAICA 

 O termo hebraico e verdadeiro de onde se originou o conceito “Ungido” é Mashiar – ח י ש מ) Que chegou na corruptela linguística como Messias) - Vem do radical Mashar – ח ש מ = Ungir. Este por sinal deriva de Meshihá – ח י ש מ = Unção somente no sentido espiritual, capacitar para alguma missão. Ser Mashiar (Ungido) é ser revestido para liderar, libertar e salvar. Daí surgiu Moshia – ע י ש ו מ = Salvador. Mashiar soa para o povo de Israel como Salvador, Libertador, Ungido pelo Eterno. Mosheh (Moisés) foi um tipo de Moshia e Mashiar (Salvador e Ungido) para o povo judeu, assim como muitos outros que foram capacitados por Elohim para salvar a nação de Israel tal como Sansão. Ungido em hebraico tem esta conotação. Porém diferentemente, os gregos ao ouvirem a expressão “Cristos” entendiam se tratar de seres iluminados pelo poder Solar. Veja a imensurável discrepância dos sentidos quando buscamos a fonte de origem das palavras!




Aqui, todos os “santos” tanto nas representações antigas quanto nas modernas são apresentados com cristas solares. Santo Agostinho explicando sobre a emanecia da natureza divina em Jesus assim ilustrou: “Deus é o Sol e Cristo os raios Solares”


 Na verdade o termo Deus do latim Dei e nas linguas latinas Dios quer dizer dia ou Luz do Sol (Zeus). Então agostinho estava certo ao afirmar que Deus é o Sol e Cristo os raios solares (Cristas ou Cresta ou Cris ou Criso ou Crisol = Cristo do Sol).

CRISTÃOS OU NAZARENOS?

Na verdade quem tinha a fé no Mashiarh em Israel era chamado pelos judeus que não criam em Ye’shua de NATZIRÍ e não de cristão. Natzer vem de Natzaret (Nazaré). Ou seja, ate mesmo nos dias atuais os judeus desconhecem ou ignoram o termo cristão e ainda utilizam Natzirí (“Nazarenos”). Os judeus que acreditam em Ye’shua são chamados Yehudim Natzirí (Judeus Nazarenos) e não cristãos.

 UM CONSELHO: Nunca acredite em Roma... E no tocante as coisas espirituais, nada que vem da Grécia é aproveitável!

Shalom



sexta-feira, 22 de julho de 2016

O QUE É TEFILÁ


 1 parte
O QUE É TEFILÁ 
Este artigo visa o esclarecimento e uma auto-ajuda pertinente à meditação e a oração no contexto hebraico e Escritural. 

1 – Origem da palavra: 
-Tefilá vem da raiz hebraica “Pelel” (julgar); -É associada com “L’HITPALEL” (julgar a si mesmo); -Nossos sábios também a identificam como “pensamento e esperança” (vide Gen. 48:11) -É também entendida como “conexão”. 

2 – Por que orar? 

a) As consequências de Gen 3:22; 

b) Mistura do bem e do mal;

 c) Separação entre a criação e o Criador;

 d) Não é o Eterno El’shadai YHWH quem precisa das orações. Somos nós que precisamos aprender a separar o bem do mal, e constantemente nos reconectarmos com o Criador.

 e) “A oração é o processo de juntar as coisas. Quando oramos, há apenas duas coisas no universo: Elohim e nós mesmos. O problema é que há duas entidades separadas, quando na realidade elas deveriam estar intrinsecamentes unidas. A tefilá (oração somente no contexto judaico) remedia o problema e faz a junção. Então a tefilá é o processo através do qual nós começamos olhando para nós mesmos, concentrando em nós mesmos, e prosseguimos para nos concentrarmos em Elohim, elevando a nós mesmos acima das coisas da vida cotidiana que predominam durante o resto do dia” – Rav. Y. Hechel Greenberg .

3 – Primeiro Passo: Kavaná 

a) Kavaná é a palavra hebraica para “intenção do coração; 

b) Assim como o corpo sem espírito é morto, a oração depende da kavaná; 

c) “A kavaná torna as suas orações reais. A kavaná significa que você colocou todo o seu coração e alma em cada palavra; você tenta agradar a Elohim com as suas palavras...” Rav. Yehuda Eisenberg;

- O que é necessário para ter a kavaná correta? 

a) Lembre-se: O coração é o centro e a origem das ações. (Efésios 6:6) 

b) Reconhecer que o Eterno YHWH é Rei e Senhor: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade” 

c) Entender que somos parte do Reino (Corpo); 

d) Você busca de fato a vontade do Criador YHWH para a sua vida? “Elohim YHWH sabe o que é melhor para mim” ou “Elohim YHWH sabe o que é melhor para o Reino”. Qual a minha prioridade? Mt. 26:39; 

e) O real significado de Mt. 6:33;

 f) Se Elohim YHWH é Seu Rei, aja como tal! 

g) Separar um local para poder se concentrar – O tempo de oração deve ser um tempo de meditação (Sl. 19:14); 

h) Alguns exemplos bíblicos: - Yitschak (Isaque) Gen. 24:63; - Hannah (Ana) 1 Sam. 1:9; - David (Davi) 2 Sam. 7:18; - Ezequias 2 Re. 20:2; - Esdras - Esdras 9:15; - Daniel - Dn 9:3;

- Hannah (Ana a profetiza) Lc 2:37; 
-Ye’shua o Messias Mt. 14:23; 


4 – Segundo Passo: Prepare-se 

a) Não podemos nos aproximar de Elohim YHWH de qualquer maneira! Temos que saber que Ele é o Melech Ha Melachim (Rei dos Reis), e não uma pessoa qualquer! Amos 4:12: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Elohim.”

 b) Devemos ter reverência. Ap. 11:18;
c) Começe sua oração como um servo que se aproxima do Rei. Seja reverente e reconheça quem Ele é.

 5 – Terceiro Passo: Auto-Reflexão 

a) Auto-reflexão: Sl. 4:4; Sl. 77:6;

 b) Uma das palavras para “meditação/auto-reflexão” no hebraico é “bakar”, que significa também “buscar”; 

c) Qual o objetivo da auto-reflexão? Teshuvá (retorno)! Lam. 3:4; Sl. 119:59,60;

 e) A auto-reflexão é o objetivo do Eterno YHWH. Elohim YHWH prefere que julguemos a nós mesmos, do que sermos julgados por Ele. 1 Co 11:31; 

- Sobre o que devemos refletir em nossas orações? 

a) Sobre as obras de YHWH (Sl 77:12, Sl 143:5); 

b) Sobre se estamos vivendo a Torá (instrução/ mandamentos) Sl. 119:48,97,99; 

c) Sobre a nossa fé nas promessas de Elohim YHWH (Sl. 119:148); 

d) Sobre a majestade do Eterno de Israel YHWH (Sl. 145:5);

 - Resumidamente, estes são os três focos da nossa reflexão:

 a) Nossa relação com o Reino de YHWH Elohim; 

b) As necessidades do Reino de YHWH Elohim;

 c) Teshuvá (retorno ao criador) 



6 – Quarto Passo: Entenda o Objetivo 

-O objetivo da oração é: 

a) Mudar primeiramente a nós. As circunstâncias podem (ou não) mudar quando mudamos. Vide Atos 4:29; 

b) Às vezes, as circunstâncias não vão mudar, e o objetivo da oração é apenas a teshuvá (retorno).Vide o exemplo de Davi em 2 Samuel 12; 

c) “Concentre na fortuna, e não no centavo” (No abençoador e não nas bênçãos); 

d) Antes de mais nada busque uma mudança de atitude. Sl 51:10 

e) Teshuvá (retorno) e fortalecimento da fé: esses são os dois objetivos principais da oração. 

Alguns exemplos de pensamentos errados

Errado: “A oração tem poder!” 

CertoA oração libera o poder de Elohim YHWH; 

Errado: “Ora, Que Melhora!” 

Certo: Oração não é simpatia. A oração nos aprimora. A medida em que somos transformados segundo o propósito do Pai YHWH, vivemos e vemos o Seu agir nas nossas vidas;

Errado: “Eu pedi que o Senhor fizesse o melhor pra mim!” 

Certo: Peça a Adonai que faça o melhor para o Reino dEle; 

Errado: “Eu oro do meu jeito!” 

Certo: Você fala com seu chefe do jeito que você bem entender? Ore do jeito que Elohim YHWH deseja; 

Errado: “Se não aconteceu, é porque você não orou com fé!” 

Certo: O objetivo da oração não é atender aos nossos desejos, mas aproximar-nos de Ha’ shem YHWH; 

Lembrete: A lição que Ye’shua o Messias nos ensina. Mt. 6:31-33. 

E lembre-se: o fato de uma oração não ser atendida não significa que o Eterno YHWH não cuida ou não se importa com você; 7

 – Quinto Passo: Ofereça Sacrifícios 

- O que é o sacrifício diário? 

- Na ausência do Beit HaMikdash (Templo), devemos oferecer sacrifícios diários de oração, pois o objetivo é o mesmo: demonstrar um coração contrito. Sl. 141:2; Pr. 15:8; Ap. 8:3

 - O sacrifício de oração não expia pecados, mas prepara-nos para recebermos o perdão;

 - Muitos entendem a necessidade do “sacrifício de oração”, mas não sabem o que é. 

O que é o sacrifício de oração? Sl. 62:8

 - O sacrifício de oração é o primeiro passo para a teshuvá (retorno).

 8 – Sétimo Passo: Individual x Coletivo

 a) O individualismo da cultura ocidental x o Corpo/Assembléia/Povo de Israel;

 b) A maior parte das orações tanto na Bíblia quanto na tradição judaica utiliza o pronome “nós” ao invés do pronome “eu”; 

c) Que pronome Ye’shua utiliza quando ensina os seus talmidim (discípulos) a orarem? Nós! 

d) O verdadeiro significado de Mt. 18:19-20. Não é “o poder da oração de dois”, mas o fato de que se há dois ou mais, então há o entendimento de orar pelo Corpo. 

e) O Eterno YHWH deseja que oremos uns pelos outros, para que o nosso senso de coletividade, de pertinência a uma família, seja praticado. Ti 5:16 diz: “... orai uns pelos outros...


9 – Oitavo Passo: Quando orar? 

a) As Escrituras nos mostram que nossos pais sempre oraram Três vezes ao dia. Vide Sl. 55:17; Dn 6:10;

 b) Além disso, há momentos especiais como o Shabat (Sábado) At. 16:13, após as refeições (Dt. 8:10), e a recitação do Shemá ao se levantar e antes de deitar (Dt. 6:7). 


10 – Complementos que Auxiliam na Oração 

a) O Judaísmo como um todo, e o movimento messiânico não é diferente, é uma fé bastante prática. Por isso, temos algumas práticas que podem nos auxiliar a melhorarmos a kavaná (reverencia com concentração) no momento da tefilá (oração): 

b) Porque o judeu move do corpo quando ora? (Sl. 35:10);

 c) Melodias (Sl 47:6). As melodias ajudam a colocarmos nossas emoções na oração; 

d) Talit gadol: o chamado “manto de oração”. Envolver-se no talit proporciona maior concentração; 

e) Óleo (para enfermos): do hebraico “mashah”, indica: separação para Elohim YHWH, derramamento da abundância da sua Ruach (Espírito do Eterno); 

f) Chame a YHWH por seus nomes e títulos próprios. Nós não servimos a um “deus genérico” (Ex 3:15).


- O hebraico: 

a) A língua original do homem, preservada por Avraham; 

b) Força criativa; 

c) O hebraico é chamado no Talmud de “lingua do céu” ou “lingua dos anjos”. Compare isso com 1 Co 13:1. 11

 – Oração Formatada x Oração Espontânea

 Na Bíblia, encontramos ambas as situações. Deve haver espaço para ambas em nossa vida espiritual. Vantagens da oração espontânea: 

a) Mais específica para a situação do momento; 

b) Maior controle sobre o enfoque/duração da oração; 

c) Menor chance de ser feita sem intenção; 

d) Menor chance de se tornar uma vã repetição mecânica; 

e) Maior intimidade no momento da oração.


 - Vantagens da oração formatada: 


A) Mais adequada para orações em grupo (maior participação/concentração do grupo); 

b) Maior chance de se adequar à vontade de YHWH;


 c) Maior conexão com o Corpo (ex: Amidá); 


d) Mais adequada para momentos em que temos “dificuldade de orar”; 

e) Estimula o conhecimento das Escrituras. 

12 – Advertências Dentro do que estudamos o que seria o “pedir mal” citado por Ye’shua? 

a) 1 Jo 3:22-24; 

b) Pr. 28:9. 13 

– A Restauração O que é mais eficaz - “Fórmulas Modernas” ou As Escrituras Sagradas? 

“Assim diz YHWH: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele” (Yirmiyahu/Jeremias 6:6). 

- Qual é a “vereda antiga” da oração? Como oravam os talmidim (discípulos) de Yeshua?

 1 – Seção Inicial de louvor e reconhecimento: 

a) Avinu ha’shamaim (Nosso Pai Celestial); 

b) Kadosh (Separado Seja o Teu Nome);

 2 – Seção de Petições: 

a) Seja Feita a Tua Vontade na terra como no céu;

 b) O pão nosso de cada dia nos daí hoje;

 c) Perdoa as nossas dívidas como perdoamos aos nossos devedores;

 d) Não nos deixe cair em tentação; 

e) Mas livra-nos do mal. 

3 – Seção Final de Reconhecimento/Ação de Graças: 

a) Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre 

b) Essa foi a forma que Ye’shua nos ensinou a orar. Portanto, o último passo para uma oração eficaz é seguirmos este modelo: Louvor/Reconhecimento + Petições + Reconhecimento/Ação de Graças.



17 – Resumo Oração é:

 -Auto-avaliação, 

-pensamento e esperança, 

-conexão com o El’shadai YHWH .

Passos para a oração: 
1 – Tenha a Intenção correta e concentre-se (Kavaná)

2 – Prepare-se para encontrar-se com o Rei dos Reis; 

3 – Faça uma auto-avaliação; 

4 – Entenda o objetivo da oração: Teshuvá e fortalecer a fé, e não “satisfazer as suas vontades”

 5 – Ofereça sacrifícios de oração ( 3x ao dia) 

6 – Concentre-se mais no coletivo (Reino de YHWH) do que no individual; 
7 – Saiba quando você deve orar.

domingo, 17 de julho de 2016

TRINDADE X SHEMAH




 TRINDADE X SHEMAH
Fico com a trindade ou com o shemah?
O maior Mandamento da Torá:
 “SHEMAH, ISRAEL ADONAI ELOHÊNU ADONAI ERRÁD” “Ouve Israel: o ה ו ה י Eterno nosso Elohím É UM...” 

.... Amarás, pois, o הוהי Eterno teu Elohím de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” Devarím (Palavras) Dt 6:4 

Quando o mestre da Tohá perguntou ao Messias Ye’shua sobre qual o maior de todos os mandamentos, Ele recitou O Shemah Israel a passagem de Dt 6:4: “Aproximou-se dele um dos escribas e perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 

Respondeu Ye’shua: O primeiro é: Ouve, Israel, o Yáhuh nosso Elohim é UM. 

Amarás, pois, ao Yáhuh teu Elohim de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Rabino; com verdade disseste que ELE É UM, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Ye’shua, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Elohim. MC 12:28-34 

 O princípio do Shemah é entender que o Eterno é UM 
(*Echad - literalmente um e não Echid - único). 

Adonai não se divide em três ele é Echad. Não é um deus com “três cabeças” como o é divulgado pelo cristianismo na forma Trinitariana. *CH- tem som de RR. 

 A trindade invadiu quase todas as religiões do mundo, menos o judaísmo. Você deve estar se perguntando como o judaísmo conseguiu manter-se distinto a esta doutrina? A resposta esta na observância do Shemah: Ouve Israel o Eterno é um!


 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estar~o no teu coração; E as ensinar|s a teus filhos...” 

 Este preceito tem passado de pai para filho, de geração em geração. Não importa se o judeu nasça no Brasil, Japão, ou em qualquer outro país. O SHEMAH ESTARÁ SEMPRE EM SEU CORAÇÃO!

“...E delas falar|s assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te...” 

Os judeus recitam no shemah a unicidade do Elohim Echad, assentados em sua casa, deitando-se ou se levantando. Exatamente três vezes ao dia como manda a Torá (Instrução). “Também as atar|s por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos” 

 Aqui o ponto chave do Shemah, atar na mão e na testa. Entenda que, quando o talmidi (discípulo) Sha’ul (Paulo) pregava aos bereanos, os mesmos diariamente examinavam nas Escrituras provando as palavras de Sha’ul. Este gesto fez com que o apóstolo de Ye’shua os elogiassem: “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as ESCRITURAS para ver se estas coisas eram assim” At 17:11.

Quais as Escrituras que os bereanos lançavam mãos para certificar se Sha’ul (Paulo) era de fato mensageiro de Elohim? É claro que na época não existia a Brit hadashá (Aliança renovada, mal traduzida como Nova Aliança). As Escrituras em questão eram a TA’NA’K (TA de Torá + NA de Naviím (profetas) e K de K’tuvim (os livros poéticos; Salmos, Provérbios, Eclesiásticos etc.). Esta expressão abreviada equivale a toda a 1ª Aliança, chamada erroneamente de “velho testamento”. Então podemos concluir que todas as cartas “Neotestamentária”, ou qualquer pregação ou filosofias, tudo era peneirado na TANAK (1ª aliança) pelos bereanos. Até mesmo Ye’shua para ser o Mashiach (Ungido) prometido deveria falar de acordo com a Torá e toda a Tanak. Pois bem, foi isto o que fez. Então seremos como os bereanos e analisemos Ap 13:16 e 14:9:

 “E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte”AP13:16

 “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Elohím” AP 14:9

Tente imaginar como os bereanos poriam em prova estes textos. A primeira coisa que fariam é analisarem a Ta’na’k, para ali encontrarem alguma referencia aos textos expostos. Não seria difícil encontrar esta referência no Shemah (DT6:4-9), uma vez que é o primeiro e grande mandamento da Torá.


 O SINAL DO ETERNO X O SINAL DA BESTA 

 No Shemah, esta a ordem de Elohim, para atarmos em nossas frontes e em nossas mãos, como sinal de que adoramos somente um Elohim! E este é o Elohim de Israel e de toda a terra. E Ele é ECHAD; ou seja, É UM! Aqui esta o pilar que sustenta toda a Escritura e a fé de Israel.

“Ouve, Israel: o Eterno nosso Elohím é um... Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos”

 A unicidade do Eterno é o primeiro e maior mandamento; e isto deve estar incutido em nossas mentes (testas) e em nossas ações (mãos)! 

 Enquanto Adonai sela seu povo com o SHEMAH dizendo que Ele, o YHWH é UM. “Por contra partida Ha’Satã (o acusador) também está a selar os seus com o seu falso ´´SHEMAH`` que é nada mais, nada menos, que a ´´SANTÍSSIMA TRINDADE”! Que vai totalmente contra a mensagem do verdadeiro SHEMAH.

 “E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte” AP13:16 

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Elohím” AP 14:9

 Você percebeu nestes textos, que o sinal da besta também se dá na testa e na mão? Primeiro Ha’Satã incute sua trindade nas mentes das pessoas, ou seja, ´´NAS TESTAS``! Depois, faz com que estas ajam por ela. Pois tudo o que pensamos somente se materializa com as obras das mãos. 

O grito mais forte da trindade nos nossos dias atuais é o ECUMENISMO! O ecumenismo é hoje a maior preocupação de Bavel בל ב; Pois não se estabelece uma nova ordem mundial com tantas divergências religiosas. É aí que entra uma política de massa para unir as igrejas, tendo como estandarte principal a “TRINDADE”. Esta doutrina é o antônimo do Shemah; o maior mandamento de Elohim, confirmado por Ye’shua HaMashiach. Submeter-se a trindade, é outorgar poder a Roma. Mesmo porque, a mesma é fruto de seu ardiloso trabalho. 

 No concílio de Nicéia, comandado por Constantino, em 326 EC; Ficou decidido que o Jesus Cristo, aquele homem belo, fascinante, de olhos azuis, com roupas avermelhadas e arredondadas, bem no estilo sinédrio romano, fabricado pelo Vaticano para salvar o império que já naquela época, estava se desfraguimentando. Sim! Ficou decidido que este Jesus não era apenas o filho de deus; Mas passou a ser o deus filho. Logo, são dois deuses composto; o DEUS PAI e o DEUS FILHO! O problema é que para satisfazer os politeístas romanos, ter dois deuses ainda era muito, muitíssimo pouco. Então outro concilio fora marcado. Este em Constantinopla, para decidir o futuro do Espírito Santo; se era ou não deus! Não deu outra. A partir daí passou-se a invocar a “santíssima trindade” na forma do DEUS PAI-DEUS FILHO-DEUS ESPÍRITO SANTO. Ouve até uma ordem para adulterar o texto de Mateus 28:19 que rezava assim: 

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, em meu nome”


Veja claramente que na bíblia aramaica Peshita a ordem de Ye’shua é fazer discípulos em seu nome! Mas Roma ordenou seus “tradutores” a porem a trindade neste texto: 

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” 

 Aí está a trindade mitráica de Constantino, o adorador do sol.

 É triste saber, que milhares de pessoas, estão sendo enganadas e direcionadas para este movimento chamado ecumenismo, que visa uma só religião sobre o domínio do vaticano. A globalização é tão somente a torre de Bavel sendo erigida novamente. E todos estes movimentos juntos são a NOVA ERA! Ou NOVA ORDEM MUNDIAL!


 O QUE É RUACH? 

Ruach, literalmente é vento, fôlego ou sopro! Então é verdade que este termo pode ser empregado aos Melachim (Anjos), ao sopro de vida, unção ou manifestação de Elohim. Também pode se referir ao próprio Elohim. Mas será alguma vês empregada a terceira pessoa da trindade?




POSSO CRER NA TRINDADE, MAS TEREI QUE RASGAR A BÍBLIA! 
Cinco perguntas cruciais: 

_ Porque quando leio a 1ª aliança não compreendo a existência de um terceiro ser a ser adorado; mas quando leio algumas passagens da 2ª aliança percebo o vulto deste ser?

 _ Porque a expressão trindade não se encontra na Bíblia?

 _ Porque a trindade não está nos textos claros sobre hierarquia divina? 

_ Porque se em Mateus 28:19 Ye’shua mandou seus seguidores batizarem na trindade, eles desobedeceram ao Mestre, pois somente batizaram em seu Nome?

 _ Se a trindade é um assunto claro, e a descrença na mesma é coisa de seitas e leigos, porque grandes PHDs e pessoas renomadas não crêem? Estas perguntas são importantes para notarmos claramente um elemento paganizado dentro das Sagradas Escrituras e que se choca com o princípio de tudo, O Shemá! E, se este é o maior dos Mandamentos e confirmado pelo próprio Ye’shua, então estamos correndo um grande risco de colocarmos alguém assentado do lado esquerdo de Elohim Elion (Altíssimo). Até mesmo os demônios dão seu testemunho ao lembrarem-se do Shemah: 

“Crês tu que Elohim é um só (Echad)? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem” Ya’akov haTsadik (Tiago o Justo) 2:19.

Duas coisas estão em jogo: o Shemá, que Elohim é Echad (um), ou a confusão trinitariana que Roma sequer consegue explicar e simplesmente diz: “Mistério”:

 “E na sua testa estava escrito o nome: MISTÉRIO (expressões papal para explicar a Trindade), a grande Babilônia, a moedas prostituições e abominações da terra” Guiliana (Ap) 17:5 _

 “E na sua testa” (na sua consciência);


 _ “estava escrito o nome: MISTÉRIO” (o falso Shemá da trindade (Ele é 3) em lugar do Shemá Echad (Ele é 1);

 _ “a grande Babilônia” (a imensa/maior “confusão”- sobrepondo o maior Mandamento);

 _ “a mãe das prostituições e abominações da terra” (princípio/genitora das adulterações mentiras e blasfêmia do planeta).

 Descodificando tudo: “E na sua “consciência” estava escrito o nome “Trindade/engano”, a “maior” “Confusão”, “princípio” das “adulterações, mentiras e blasfêmias do planeta” 

ENTENDENDO A EXPRESSÃO RUACH HA KODESH

Ruach = Sopro

 Ha = artigo indefinido: O, A, Do, Da. (que simplesmente os tradutores engoliram)

 Kódesh = Separado.

 Pense você que toda a vez em que aparece no “novo testamento” a terminologia “Espírito Santo” como se referindo a outra pessoa que não o Pai. Na verdade a expressão que ocorre é Espírito do Separado; alusão claríssima ao Eterno Criador como nos bons tempos da 1ª Aliança!

 _Onde foi parar o artigo indefinido Ha (ה) da expressão Ruach Ha Kódesh? Os tradutores por razões obvias, preferiram deixar Espírito Santo, engolindo o artigo, simplesmente fingindo que ele não existe. Porém a expressão é Espírito (do) Santo ou Espírito (o) Santo. As duas expressões são cabíveis, pois Espírito do Santo (Sopro do Separado) faz alusão à emanação que vem do Pai, como os sete Espíritos (Sopros / unções/virtudes)” de Isaías Cap:11:2. O mais interessante é que em Isaías 11:2 encontramos exatamente o artigo indefinido HÁ (ה) na expressão Espírito DO Senhor YHWH:

 O TEXTO EM HEBRAICO

“E repousar| sobre Ele (Yeshua) 1º o Espírito do Senhor (YHWH), 2º a Ruach de sabedoria, 3º e de entendimento, 4º a Ruach de conselho, 5º e de fortaleza, 6º a Ruach de conhecimento, 7º e de temor do Eterno” Yesha`Yáhu ( Is. 11:2). 

Nota: Este texto se cumpriu no dia do seu Míkver (Imersão).

 A segunda expressão cabível ESPÍRITO O SANTO é indicativo apontando diretamente para o Eterno. Todas as vezes que entendemos Ruach haKódesh como ser pessoal, o artigo indefinido deve ser indicativo: Espírito o Separado, o próprio Pai. Quando Ruach haKódesh estiver se referindo as virtudes que Elohim faz emanar, deve ser entendido o artigo como possessivo: Espírito do Separado! Um exemplo da Ruach haKódesh como unção vinda do Pai temos a seguinte passagem: 

“Disse-lhes, então, Ye’shua segunda vez: Shalom Alehem (Paz seja convosco); assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (Ruach haKódesh)” Yohanam (Jo) 20:21,22

Nota: Repare que Ye’shua diz: “assim como o Pai me enviou”, referencia a Ruach ha’Kódesh (sete ruach/sopros/unções/virtudes) derramado sobre ele no seu Míkver (Imersão) assim como o Pai me enviou (unção/ sopro do Eterno), também eu vos envio a vós (unção/ sopro do Eterno). E havendo dito isso, ASSOPROU sobre eles, e disse-lhes: Recebei a Ruach (Sopro) haKódesh ( do Separado)”

 NÍVEL DRASHAR
Vamos usar o nível Drashah que é o 3º em profundidade para se estudar as Escrituras e quer dizer correlações de textos. Vamos fazer uma hermenêutica simples para entendermos quem é a ruach haKódesh: 

1º texto: “ELOHIM É ESPÍRITO, e é necessário que os que o adoram o adorem em Espírito/Ruach e em verdade” Yohanam (João) 4:22-25 

Conclusão: O Pai é Espírito (Sopro de vida, não possui um corpo) 2º texto: “Quem não te temer|, YHWH Elohim, e não exaltar| o teu nome? Pois SÓ TU ÉS SANTO/SEPARADO)” Guiliana (Ap) 15:4 Conclusão: O Pai é Santo.

CONCLUSÃO GERAL DOS DOIS TEXTOS
O Pai é Espírito Jo 4:22-25 e é Santo (Ap) 15:4. Logo o Pai é Ruach haKodésh! 

 É por isso que a Ruach, em algumas passagens é tratada como pessoa, pois é o próprio Pai Espírito e Santo e não necessita ter um Espírito, uma vês que Ele mesmo é! 

CONFIRMAÇÃO DIRETA DO NÍVEL PESHAT (SIMPLES/DIRETO/LITERAL) “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dar| O PAI CELESTIAL O ESPÍRITO SANTO {queles que lho pedirem?” LC 11:13

 Nota: Veja querido irmão, uma informação direta. Tanto no literal (Peshat) quanto na hermenêutica (Drash) temos a mesma informação: o Pai Eterno é Espírito Santo!

 II COR 3:17 confirma: “Ora, o YHWH é o Espírito; e onde est| o Espírito do YHWH aí h| liberdade” 

 VEJA QUE EM MEIO HÁ TANTOS DONS DIFERENTES, UM SÓ É O ETERNO: 
“Ora, ha| diversidade de dons, mas O ESPÍRITO (YHWH) É O MESMO. E há diversidade de ministérios, mas O ADONAI (YHWH) É O MESMO. E há diversidade de operações, MAS É O MESMO ELOHIM (YHWH) que opera tudo em todos.... Porque a um, PELO ESPÍRITO, é dada a palavra da sabedoria; a outro, PELO MESMO ESPÍRITO (YHWH), a palavra da ciência; a outro, PELO MESMO ESPÍRITO (YHWH), a fé; a outro, PELO MESMO ESPÍRITO (YHWH), os dons de curar... Mas um só (ECHAD) e o mesmo Espírito (YHWH) opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” I COR. 12:4-11 

ENTENDENDO MELHOR 
HB 3:7 “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz...” HB 3:7 Se analisarmos o contexto entenderemos que o Espírito Santo obviamente é o próprio Pai! Uma vês que estas palavras de Hb3:7-9 fora dita pelo Pai YHWH na Torá incontestavelmente!

 Olhe para o contexto, todas as referencias indicam à YHWH: 

“Portanto, como diz a Ruarh Ha’Kodesh (Espírito do Separado YHWH): Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras (As obras do Pai). HB 3:7-9 “Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Elohim YHWH de todas as suas obras no sétimo dia. (referencia a Gn 2:2 e ao Pai) E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. (referencia a Nm 20:12 e ao Pai) Determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi (referencia a Sl 95:8 e ao Pai), muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. HB 4:4-7

Hb 4:4-7 referencia à Nm 20:12 “E o ה ו ה י Yáhuh disse a Moshêh e a Aaron: Porquanto não crestes em mim, para me separardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta Kahal (congregação) na terra que lhes tenho dado. 13 Estas são as águas de Meriváh (Disputa), porque os filhos de Israel contenderam com o הוהי I|huh” Bemidbar (Nm) 20:12 

Restaurando HB 3:7-9 : “Portanto, como diz o Eterno YHWH: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto” A-m-n! 

Explicando João 14:16 com João 16:13 “Mas, quando vier aquele, o Espírito (Ruarh) da Verdade, ele vos guiar| em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. 

1º - “Mas quando vier aquele, o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falar| de si mesmo, mas dira| tudo o que tiver ouvido” A impressão que temos quando lemos esta passagem superficialmente, é que o Espírito da Verdade em questão é uma terceira pessoa da divindade. Isto é devido ao nosso subconsciente que é programado a não pensar, mas simplesmente devolver a informação pronta como recebemos.

 O QUE ESTE ESPÍRITO DA VERDADE IRIA FAZER? 

a)- Viria nos guiar em toda a verdade, anunciar as coisas futuras. 

Não há revelação melhor do que a apocalíptica sobre as coisas futuras. Logo deveria ser a terceira pessoa da trindade quem deveria nos dá tal revelação se si entender que o Espírito da Verdade é esta 3ª pessoa, certo? 

Ap 1:1 “Revelação de Ye’shua HaMashiach, A QUAL ELOHÍM LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a Yohanam seu servo” 

Nota: Não encontramos nenhuma evidencia neste texto sobre a terceira pessoa revelando. Elohim o Pai (1ª pessoa) revela a Ye’shua o Filho (2ª pessoa), este notifica ao seu anjo que passa a informação ao profeta Yohanam e o mesmo envia as Kehilot (congregações) da Ásia! 

Conclusão: Ou o texto está errado ou o Espírito da Verdade é o próprio YHWH!

 b)- E não falará de si, mas dirá tudo o que tiver ouvido. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Nota: vamos deixar o verso 15 explicar o verso 14:

 “Tudo quanto o PAI tem é meu; por isso vos disse que HÁ DE RECEBER DO QUE É MEU E VO-LO HÁ DE ANUNCIAR”

 Vá à espada e observe você mesmo, leia (Jo) 16:13,14 Sobre o Espírito da verdade que viria guiar os discípulos. Leia o verso 15 e verás que é o PAI! 

Conclusão: Então segundo o contexto quem é o Espírito da Verdade que receberá do que é de Ye’shua? O Pai! “Tudo quanto o PAI tem é meu; por isso vos disse que ha| de receber do que é meu” Então quem é o Espírito da Verdade que, quando viesse nos guiaria em toda a verdade; porque não falaria de si mesmo, mas diria tudo o que tivesse ouvido? O Pai! “Tudo quanto o PAI tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e VO-LO HÁ DE ANUNCIAR (Ye’shua prometendo anunciar ao Pai os seus escolhidos)”. 

“Ele (o Espírito da Verdade) me GLORIFICARÁ” 

João 16:14 

“Ye’shua falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: PAI, é chegada a hora; GLORIFICA o teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti” Yohanam (Jo) 17:1 


Porque (o Espírito da Verdade) há de receber do que é meu” João 16:14 

“Tudo quanto o PAI tem é meu; por isso vos disse que ha| de receber do que é meu” João 16:15 

Dois versículos após, no verso 3 Ye’shua confirma o princípio do Shemah: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, A TI SÓ, por ÚNICO ELOHÍM VERDADEIRO, e a Ye’shua Ha’Maschiyah, a quem enviaste” Yohanam (Jo) 17:3 

Nossa comunhão deve ser com: “E a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Ye’shua HaMashiach” Yohanam Álef (I Jo) 1:3 

Nota: Verdadeiramente esta é a vida Eterna conhecer ao único Elohim e a seu Filho Ye’shua! Ou Ye’shua se esqueceu da terceira pessoa, ou cometeu uma tremenda injustiça. Veja que está parecendo o caso Nardone; são os únicos que insistem na presença da terceira pessoa!

 Veja como está torcido este versículo, assim como 52.000 adulterações da bíblia romana: 

“Mas, quando vier “o Consolador”, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Ruarh da êmeth, que procede do Pai, ele testificar| de mim” Original: “Mas, quando vier a consolação, que da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da Verdade (o Pai), ele testificar| de mim” Yohanam (Jo) 15:26


 Quem testifica de Ye’shua a 1ª Pessoa ou a 3ª? 

“Respondeu-lhes Ye’shua: ... Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e O PAI que me enviou, também DÁ TESTEMUNHO DE MIM” Yohanan (Jo) 8:13-18; 

CONSOLADOR OU CONSOLAÇÃO? O que o contexto nos aponta? “Em verdade em verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria(Consolação)...Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; MAS OUTRA VEZ VOS VEREI, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará( Porque viria a consolação). Yohanam (Jo) 16:20-22 

Nota: A consolação que Ye’shua daria aos apóstolos é sua ressurreição (que veio da parte do Pai, pois está escrito: “O mesmo Elohim o ressuscitou”), a alegria por saberem que seu Mestre Vive pelos séculos dos séculos! “Bem aventurados os que choram (os discípulos na morte de Ye’shua), porque eles serão consolados (na ressurreição do Mestre)” Mt 5:4. 

Conclusão: A Expressão original é CONSOLAÇÃO e não Consolador, o próprio contexto mostra o vestígio do crime, ou melhor, da adulteração papal!

Elohim é Plural? 

 Outro argumento muito usado para se estabelecer a trindade é o conceito de que o termo Elohim está no plural, então argumentam: No princípio criou os “Deuses” e dizem ser esta uma referencia a trindade. Refutação:

 1ª) Se Elohim realmente é plural, porque criou está no singular e não no plural: criaram? 

2ª) Realmente a expressão no singular é Eloha, porém quando se refere ao Eterno de Israel, o termo utilizado é Elohim. No entanto é comum entre os judeus utilizarem o plural para se referir algo divino ou eterno, para mostrar grandeza e não pluralidade. 

Ex: Adon = Senhor, mas ao referir-se á YHWH toma um sentido de grandeza Adonai! Também podemos notar que Shalom em hebraico é paz e a cidade de Jerusalém (cidade da paz) é Yeru’shalaim (shalaim = plural) e não Yeru’shalom (singular). Isto não quer dizer que os judeus entendem que existe mais que uma cidade Santa, mas por ela ser “A Cidade Eterna” eles dão ênfase na expressão. No Brasil você escreve Deus com o “d” maiúsculo para dar ênfase ao seu deus e “d” minúsculo para os deuses. Portanto quando você nota as expressões ELOHIM, ADONAI, YERUSHALAIM, não estão referindo-se a pluralidade e sim, a grandeza, eternidade! Isto é comum nos povos semitas. Um exemplo é que em muitas das citações no Corão de Maomé, encontramos referencia a Alá no plural (nós). Como isto é possível se o Islã é monoteísta e adoram somente Alá e este (segundo) os maometanos não são dois. Isto é devido à cultura dos semitas de usarem o plural para engrandecimento, dar ênfase. HIERARQUIA DIVINA 

 Todas as vezes que Ruach haKódesh é apresentada como ser pessoal representa o próprio Pai. Mas se existe uma terceira pessoa a ser notada e adorada, esta deveria contar na hierarquia bíblica e em hipótese alguma omitida. O problema é que quando os textos são claros no tocante a hierarquia a terceira pessoa simplesmente desaparece. I COR. 11:2,3: “Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei. Quero porém, que saibais que Ye’shua é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Elohim a cabeça de Ye’shua” 




Nota: A expressão inventada que não existe nas Escrituras, “Terceira Pessoa”, já é hierárquica! No entanto, não temos esse ser no plano hierárquico do Eterno. Não nos é informado neste texto direto sobre o assunto, quem é a cabeça da terceira pessoa ou de quem a terceira pessoa é cabeça! Estranho! Plano revelacional. A terceira pessoa ficou de fora mais uma vês: Ap 1:1 “Revelação de Ye’shua Ha’Mashiach, A QUAL ELOHÍM LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a Yohanam seu servo”

HIERARQUIA NO PLANO DA COMUNHÃO: “Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunh~o conosco; e a nossa comunh~o É COM O PAI, e COM SEU FILHO YE’SHUA HA’MASHIACH” I Jo 1:3



  DOCUMENTOS IMPORTANTES: Na bíblia Tômpson, uma das mais respeitadas e usadas pelos grandes pregadores, nas páginas 1377 e 1378 – último parágrafo diz: “A Bíblia de Jerônimo ficou conhecida por Vulgata Latina, sendo hoje usada pela Igreja Apostólica Romana como a autêntica versão das Sagradas Escrituras. Apesar de muitos eruditos acharem pobre e até acusarem de cometerem falhas gravíssimas” Na página 1378 - 2ª parte - parágrafo III: “Milhares de erros foram detectados no Novo Testamento Almeida. Muitos desses produzidos pela comissão de eruditos que tentam harmonizar o texto em português” Também na ATRIBUNA ES, domingo, 01 de Agosto AT2 Letras - Matéria: Bíblia em nova polêmica. “Bart D. Ehrman considerado um dos maiores especialistas em estudos bíblicos e origem do cristianismo lança o livro “Quem Jesus foi? E quem Jesus não foi?”, pela Ediouro. O objetivo do autor foi fazer com que os leitores se despissem de suas crenças religiosas antes de ler a Bíblia Sagrada. Uma questão debatida por ele é que o conhecimento crítico do Livro Sagrado não é compartilhado dentro da Igreja. O autor alerta, ainda, para o fato de que os quatros evangelhos oferecem perfis diferentes do Messias e que, por exemplo, a Santíssima Trindade foi criada pela Igreja Católica e não é encontrada nas páginas da Bíblia. Ehrman relata sua experiência no seminário na Universidade de Princeton. _ A descoberta dos alunos de que estudiosos tem visão muito distinta causa grande choque. Sua compreens~o sofre uma mudança radical”

Na matéria abaixo A TRINDADE E A IGREJA, traz um verdadeiro arsenal sobre a trindade, Quem dão as informações é a revista americana The Living Pulpit, A New Catholic Encyclopedia (Nova
Enciclopédia Católica-1967), o professor da Universidade de Berna, Suíça, Martins Werner, também o Historiador Will Durant e o pesquisador James Hastings na revista Encyclopedia of Religion end Ethics (Enciclopédia de Religião e Ética) Segundo mencionado na matéria, “a Trindade não é um ensino de Ye’shua ou messiânico, é um ensino da igreja”. A revista americana The Living Pulpit observou: “Ás vezes parece que todas as pessoas presumem que a doutrina da Trindade é um ensino teológico padrão”. Mas acrescentou que não é “um conceito bíblico”. A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica-1967) considera detalhadamente a doutrina da Trindade e reconhece: “O dogma trinitariano é, em última análise, uma invenção do quarto século. . . . A formulação de “um só Deus em três pessoas” não foi solidamente estabelecida, por certo, não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do final do quarto século” 

O professor da Universidade de Berna, Suíça, Martins Werner observou: Sempre que o novo testamento considera a relação de Ye’shua como Pai, quer com referencia á sua vinda como homem, quer á sua posição como messias, entende-se e descreve-se essa relação, sem dúvida nenhuma, como subordinação. “Fica claro que Ye’shua e os messiânicos acreditavam em algo muito diferente da doutrina da Trindade ensinada hoje nas igrejas”

 O MÍKVER DA TESHUVÁ (IMERSÃO PARA RETORNAR) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mt 28:19 

 Na própria Bíblia católica, versão de JERUSALÉM no rodapé tem uma nota explicativa em baixo dizendo, que esse texto não pertence ao original Hebraico, foi acrescentado posteriormente pelos Padres católicos. 

Nota: Este versículo é usado por quase todas as igrejas; Católica, Evangélicas (Tradicionais, Pentecostais, Neo-Pentecostais e Liberais), a grande maioria toma este texto para a realização do batismo, mesmo que este texto esteja isolado dos demais relacionados sobre o assunto. Uma exegese deixa claro que Mt 28:19 está sozinho e contradiz com os demais. A grande pergunta é: Porque quase todas as igrejas lançam mão de Mt 28:19 desconsiderando todos os outros textos? Ou houve uma contradição entre os apóstolos e Mt 28:19 ou foi relaxadamente adulterado? Façamos uma exegese entre os Evangelhos sinópticos. A passagem de Mt 28:19 aponta para depois da ressurreição de Ye’shua, quando o Mestre anuncia o famoso Ide! Então pegamos outras passagens sinópticas para comparação.

O Ide em Lucas: 

“E disse-lhes: Assim está escrito que o Messias padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que EM SEU NOME se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém” Lc 24:46,47 

Nota: Claramente há uma coisa estranha no Ide de Mateus (que ordena batizarem as nações na trindade), com o Ide em Lucas, indicando que as nações devem ser batizadas em o Seu Nome (Ye’shua)!

O Ide em Marcos: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser| salvo; mas quem não crer sera| condenado” Mc 16:15,16

 Nota: Em Marcos também não é citado um batismo na trindade. Pelo contrário enlaça este ao Nome de Ye’shua no verso posterior: 

“E estes sinais acompanharão aos que crerem: EM MEU NOME expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados” Versos 17,18 

Como Kefá (Pedro) batizou? “Kef| (Pedro) então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Ye’shua haMashiach, para remiss~o de vossos pecados; e recebereis o dom da Ruach haKódesh (Espírito do Santo)” At 2:38 


Nota: Kefá (Pedro) manda que se batizem no Nome de Ye’shua e não na trindade. Ou Ye’shua nunca mandou que seus discípulos batizassem na trindade ou eles desprezaram o mandamento do Mestre o que é muito irracional pensar. O dom do Espírito dentro do texto é uma promessa para os que se imergem submetendo-se ao Nome de Ye’shua.

 Como Filipe batizou? “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Elohim, e do NOME DE YE’SHUA BATIZAVAM-SE HOMENS E MULHERES” At 8:12 

Nota: Será um complô entre os apóstolos contra o que Ye’shua ordenou ou um complô dos bispos romanos? Quem desobedece ao Mestre? 

Como Kefá (Pedro) e Yohanam (João) batizaram juntamente? “Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido BATIZADOS EM NOME do Senhor YE’SHUA. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam a Ruach haKódesh (Espírito do Santo)” At 8:16,17 

Nota: Veja novamente que a Ruach haKódesh é uma promessa que se cumpre posteriormente ao batismo no Nome de Ye’shua e é tão somente derramada com a imposição de mãos.

 Kefá (Pedro) fala do Ide e batiza no Nome de Ye’shua: “Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Elohim foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados PELO SEU NOME (batizando-se). Enquanto Kefá (Pedro) ainda dizia estas coisas, desceu a Ruach haKódesh (Espírito do Santo) sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Kefá, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo...Respondeu então Kefá: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam a Ruach haKódesh? Mandou, pois, que fossem 
BATIZADOS EM NOME DE YE’SHUA HÁ’MASHIACH” At 10:42-48 

Como Sha’ul (Paulo) batizou? “Mas Sha’ul (Paulo) respondeu: Yohanam (“João Batista”) administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Ye’shua. Quando ouviram isso, FORAM BATIZADOS EM NOME DO SENHOR YE’SHUA. 6 Havendo-lhes imposto as mãos, veio sobre eles a Ruach haKódesh, e falavam em línguas e profetizavam” At 19:4,5

 Como Ananias imergiu á Sha’ul (Paulo)? “Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando O SEU NOME” At 22:16 

Yohanam (João) falando da remissão dos pecados no batismo: “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos PECADOS SÃO PERDOADOS por amor DO SEU NOME (Ye’shua)”

 I Yohanam (Jo) 2:12 Romanos confirma: “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em YE’SHUA fomos batizados na sua morte” Rm 6:3 

Imersão em Gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados no Mashiach (Ungido) vos revestistes do Mashiach (Unção)” Gl 3:27 

Porque não se batiza em nome do Pai? Bom, sabemos que o batismo é em Nome do Filho por uma questão obvia; foi o Filho quem morreu por nós! O Pai é Eterno e o único que possui imortalidade em si mesmo. O Filho a tem porque o Pai o deu: “Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também DEU ao Filho ter vida em si mesmos” Yohanam (João) 5:26. Todos sabem que o batismo representa “morte e ressurreição. Quando nos imergimos estamos publicamente confessando o ato do Filho, Por isso o batismo é realizado em seu Nome “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em YE’SHUA fomos batizados na sua morte” Rm 6:3.. HALELU’IAH! 


A TRINDADE SUBJUGA O NOME 

“Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando O SEU NOME” At 22:16 O batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, simplesmente oculta o Nome. Sabemos que o Pai tem um Nome; הוהי Yáhuh. O Filho também tem; שיעו Ye’shua. Agora qual o nome do Espírito Santo? Se você respondeu Espírito Santo mesmo, esta completamente enganado ou mentindo á consciência. Espírito Santo é uma referência direta ao Pai (1ª Pessoa no caso) “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará O PAI CELESTIAL O ESPÍRITO SANTO {queles que lho pedirem?” LC 11:13. Se Espírito Santo refere-se também á 1ª Pessoa הוהי, qual o Nome da 3ª Pessoa? Também Ruach haKódesh (Sopro distinto/separado/santo) é um adjetivo, uma qualidade e não nome. Pois bem, quando fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não fomos batizado em nenhum Nome, mas na Trindade. Aconselho que rapidamente tire a trindade de seus lombos, assim como também o fiz e batize-se em o Nome de Ye’shua e receberás o dom do Espírito Santo (Elohim) que é a vida Eterna! 

 TRINDADE A FORÇA DO ECUMENISMO

Neste livro sobre o Ecumenismo da editora Católica, Paulus, orienta-nos muito sobre o batismo na trindade. Na página 31, cita o que diz o Diretório da Igreja Católica no parágrafo 93, sobre o batismo Ecumênico: “O batismo é conferido com a água e a fórmula que indica claramente o ato de batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso, é da maior import}ncia, para todos os discípulos de “CRISTO”, que o batismo seja ministrado dessa maneira por TODOS e que cheguem a um acordo sobre o seu significado e sua celebração va|lida” Página 32: “Agora volte l| para o catecismo da Igreja Católica e leia o que diz sobre o batismo. Pense no batismo de um metodista, de um batista, de um luterano, de um adventista. Se há um só batismo, tudo que referimos ao nosso batismo se aplica a eles também” Página 33 (CIC 1271): “O batismo é o fundamento de todos os “CRISTÃOS” (grifo meu), também com os que ainda não estão em plena comunhão com a Igreja Católica: com efeito, aqueles que crêem em “CRISTO” (na nomenclatura) e foram validamente batizados (Trindade) estão constituídos em uma certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja Católica. Batizados, são incorporados a “CRISTO” e, por isso, com razão, são honrados com o nome de “CRISTÃOS” e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja Católica como irmãos”. Nota: Se você está apto a ser chamado de irmão pelos filhos da Igreja Católica é por que você também o é! O Livro Ecumênico também afirma na página 31: “É considerado sempre v|lido o batismo nas seguintes Igrejas: Orientais Ortodoxas, Vétero Católica, Episcopal do Brasil (Anglicana), Luteranas no Brasil; IECLB e IELB, Metodista. É considerado válido o batismo dessas outras igrejas quando feito direitinho como manda o rito: Presbiteriana, Batistas, Congregacionista, Adventistas, Quadrangular, Assembléia de Deus, Deus é Amor, Brasil para Cristo, Exército da Salvação e as demais Pentecostais” Página 33: “Algumas dessas igrejas ja| estão bem perto de nós, reconhecem o nosso batismo e j|a nos tratam como companheiros” Este dogma trinitariano, maligno, principia toda a idolatria. Lembre-se que ha’Satã, O Acusador, uma vez tentou estabelecer um domínio tríade nos céus e foi precipitado de lá. Em toda a Escritura notamos claramente o Eterno pondo seu Filho em posição de honra, assentando-o em seu braço direito. Porém nunca convidou alguém a sentar-se do seu lado esquerdo. Satanás não conseguindo literalmente estabelecer-se lá posicionou seu trono nas “testas” das pessoas. Infelizmente a Serpente, no subconsciente das pessoas, muitas das quais, involuntariamente lhe prestam culto, adorando outro ser que a bíblia nunca nos autorizou. Podemos crer e não  devemos  adorar o Espírito Santo,  Não devemos desviar o pensamento do verdadeiro Ser, nosso Pai Eterno, soberano e Imortal . י ה ו ה

continua...                  shalom

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