segunda-feira, 4 de julho de 2016

Leis de cachirut

כַּשְרוּת

KEFAH, ATOS 10 E A LEI DE CASHRUT



כַּשְרוּת CASHRUT - LEI ALIMENTARES

Cashrut - (כַּשְרוּת), é o termo dado às leis alimentares das Escrituras no judaísmo. Acomida apropriada, é chamada de kasher (kosher em Yidishe), do termo hebraico כשר (kashér), que significa "próprio" , apropriado, comestível. Para saber quais animais são considerados Kasher , puro para uma alimentação, o texto mais indicado está em Vaikrá (Levítico) capítulo 11. Claro que existem outras passagens que detalhisam mais todo o conceito de cashrut.  

A comida que não estiver de acordo com a lei judaica é chamada de treif ou treyf (em iídiche: טרייף, do hebraico טְרֵפָה, transl. trēfáh). Num sentido mais técnico, treif significa "proibido", "dilacerado" e se refere à carne que veio de qualquer animal que contenha algum defeito que o torne impróprio para o abatimento. Um animal que tenha morrido por qualquer meio que não o sacrifício ritual é chamado de neveila, que significa literalmente "coisa suja".

Sinais simples foram passados na Torá - Pentatêuco - para o povo hebreu, como por exemplo: 

-Dos animais que vivem na terra:
Lv 23:1-3
"Falou o Yahueh a Mosheh e a Aaron, dizendo-lhes: Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra: dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer"
Nota: Duas características peculiares, ter o casco fendido e ruminar. Precisam-se das duas coisas juntas. 

Alguns exemplos dos poribitivos:  Versos 4 - 8
"...Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda; e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo. Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos"

-Dos animais que vivem no mar:  Verso 9
"Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer"
Nota: Duas características peculiares, ter barbatanas e escamas. Precisam-se das duas coisas juntas. 
O Eterno devia passar características simples para um povo simples. Hoje, no entanto, vale ressaltar que sabemos que peixes de couro contém toxinas presas em sua carne, simplesmente por não ter escamas para onde sair.

Versos 10-12
"0 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis, tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.  Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável"
Nota: De sorte que todo tipo de mariscos, crustáceos e moluscos são proibidos pela Torá.

-Das aves:  Versos:  13-19:  Em tese, todas as aves de rapinas são poribidas pela torá

-Dos insetos proibidos e permitidos: Versos: 20-23;4-44;47:
"Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação. Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra; isto é, deles podereis comer os seguintes: o gafanhoto segundo a sua espécie, o solham segundo a sua espécie, o hargol segundo a sua espécie e o hagabe segundo a sua espécie. Mas todos os outros insetos alados que têm quatro pés, serão para vós uma abominação..... Também todo animal rasteiro que se move sobre a terra será abominação; não se comerá. Tudo o que anda sobre o ventre, tudo o que anda sobre quatro pés, e tudo o que tem muitos pés, enfim todos os animais rasteiros que se movem sobre a terra, desses não comereis, porquanto são abomináveis. Não vos tomareis abomináveis por nenhum animal rasteiro, nem neles vos contaminareis, para não vos tornardes imundos por eles. Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra.......Esta é a lei sobre os animais e as aves, e sobre toda criatura vivente que se move nas águas e toda criatura que se arrasta sobre a terra; para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer"

 

ATOS 10 - A Alavanca usada no cristianismo para anular a Torá. Analisemos dentro do contexto.
Em Atos percebemos a insersão dos goym - gentios á Kehilah - Congregação do Eterno. Todos de igual maneira merecem a oportunidade de conhecer e viver a Palavra da Verdade através do sacrifício de Yeshua - ישוע. 

A SEPARAÇÃO
No Beith haMikdásh (Templo de Jerusalém) havia um limite para os gentios. Uma placa indicativa dizia:
“Nenhum estrangeiro pode passar além da balaustrada e da parede que cercam o lugar santo. Quem quer que seja apanhado violando este regulamento será responsável pela sua morte, que se seguirá.”

A VISÃO DE KEFAH
A visão de Kefah (vulgo Pedro) do lençol repleto de animais, puros e imundos, relatada em Atos 10, tem sido utilizada para provar a liberação divina para se comer as carnes que foram proibidas ao homem, deixando os que assim crêem de consciência tranquila. Será entretanto que essa tranquilidade continuará, ao descobrirmos agora exatamente o contrário?

A expressão divina – “Levanta-te, Pedro, mata e come” (Atos 10:13), isolada de seu contexto, tornou-se a mola mestra da engrenagem dos que se conformam com a superfície do versículo, mas a você, apelo outra vez: nunca se satisfaça com um texto isolado. Não é bom nem correto. É preciso estudá-lo junto ao contexto, e, necessariamente, comparando com outras escrituras. Descubramos, portanto, como deve ser estudado este capítulo maravilhoso de Atos 10:

Verso 1
“E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da côrte chamada italiana.”
Cesaréia era um “porto marítimo de Saron, construído por Herodes, o grande, em 13 a.C. Residência dos procuradores romanos”. Por conseguinte, trata-se, possivelmente de um homem romano o bom Cornélio, pois além de um cargo militar altamente importante, servia em uma base radicalmente romana. Em última análise, uma coisa é líquida e certa, não esqueça, ele não era judeu, era um gentio. De fato nenhum gentio era aceito  por um judeu justamente por causa das leis de cashrut. Por causa do modo sem lei em que vivvia o goy- gentio.

Verso 2
“Piedoso e temente a Elohah, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Elohah.”
Isto não é comum e solenemente espetacular! Um goy que amava e servia ao Elohah dos Yehudim - 'judeus', e este amor era à prova de crítica. Vestido com roupa de trabalho, pois diz a Palavra que ele auxiliava, socorria com seus bens os menos favorecidos, e dentre os tais, quem sabe, muitos judeus. Era desprendida sua devoção, sincera, partia de um coração anelante por conhecer mais o Elohah de Israel. E o mais maravilhoso é que Hashem atentou” para aquele que aos olhos dos judeus não merecia sequer conhecê-Lo.

Da leitura dos versos 3 a 8, concluimos que o ahavah - amor do Eterno envolveu Cornélio e o prestigiou com a comissão de um Melach -anjo/mensageiro  que trazia do Shamaiym - Céu, a aprovação para seu gesto caridoso e amante, orientando-o a ir em busca do talmid - apóstolo Kefah (Pedro), dando-lhe para tanto as indicações, como: cidade, rua, casa e nº., etc.

Versos 9 e 10

“E no dia seguinte, indo eles em seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu kefah ao terraço para orar, quase à hora sexta (1/2 dia). E tendo fome, quis comer; e enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentido.”
Toda vez que Ele o Eterno queria ensinar alguma coisa ao homem, utilizava algo que lhe fosse peculiar. Como por exemplo: Ao lavrador, – a terra. Ao boiadeiro, – o gado. Ao Pastor, – a ovelha, ao pescador, – a rede etc. Como Hashem desejava transmitir algo sublime e maravilhoso a Kefah, que melhor ilustração utilizaria senão aquilo que estivesse mais intimamente ligado à sua condição no momento, isto é: comida? (Kefah estava com fome). O Soberano preparava Kefah para a grande mensagem. Assim, conforme dizem os versos 11 e 12, Elohah mostrou-lhe em visão, o famoso lençol zoológico, e declarou:

Verso 13

“... levanta-te kefah, mata e come.”
Tal ordem suscitou imediatamente do obediente apóstolo a dramática, sincera e inolvidável declaração:

Verso 14

“...De modo nenhum, Senhor. Porque nunca comi... coisa imunda.”
Kefah andara mais de 3 anos com o salvador e após sua morte e ressurreição,  continuara a não comer nada impuro. Isto é uma prova irrefutável de que, além de nunca ter comido coisa do gênero com o mestre e rabino Yeshua, continuara fiel á Torá a ponto de teimar com o Eterno por 3 vezes seguidamente até o lençol se recolher ao Céu, conforme os versos 15 e 16. Lembrando que se tratava de uma visão e é impossível comer uma visão. No entanto, tudo era bem real para Kefah.
Os versos 17 e 18 relatam que Kefah estava desconcertado com aquela visão, e, tentando chegar a uma conclusão razoável,  até que 3 varões o buscavam.

Verso 19

“...Eis que três varões te buscam.”
• A visão apareceu a Kefah três vezes e também três varões apareceram-lhe, enviados por Cornélio, com a indicação do anjo do YHWH -Senhor.
.• No verso 22, os varões falaram a Kefah a respeito de Cornélio, da aprovação de Elohah para com ele e do anjo que os enviou à sua procura. Kefah então, imediatamente recebeu-os em casa, e no dia seguinte, tomando alguns irmãos de Jope, rumou para Cesaréia, a fim de realizar um grandioso trabalho missionário, conforme a leitura do verso 23. Um dia depois, chegam ao seu destino, e maravilhados contemplam um grupo de goym - gentios, sedentos do conhecimento do Elohah de Israel, almejando a salvação bem como trilhar os caminhos de obediencia á Torá, segundo se depreende da leitura dos  versos 24-27.

Então Kefah de fato começara a entender a complexa visão em uma profundidade maior.
Verso 28
“E disse-lhes: vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou achegar-se a estrangeiros: mas Elohah mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO.”
Nota: A visão tratava-se claramente de homens não animais!!!!! Yeshua ישוע não morreu para purificar porcos, lagartixas ou ratos não é mesmo? Somente os homens podem se arrepender e serem purificados!!! É só, ao invés de tentar explicar a visão deixar o próprio protagonista explica-la, como bem o fez:  "...Elohah mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO.”
Do verso 29 a 33, Cornélio, o gentio a quem Elohah amava, queria que ouvisse das Besserot - Boas Novas que vem dos judeus, relata a visão que tivera e como tomara a decisão de mandar buscar a Kefah, declarando:

Verso 33

“...Agora, pois, estamos todos diante de Elohah para ouvir tudo quanto por Elohah te é mandado.”
Kefah percebe que estes estavam sedentos por aprender e praticar a Torá, á vontade do Pai.

Versos 34 e 35

“...Reconheço por verdade que Elohah não faz acepção de pessoas; mas que Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo.”

O episódio não termina aqui. Quando a Kehilat - Congregação de Yerushalaim -Jerusalém-  soube do ocorrido, levantou-se contra Kefah, com a prerrogativa de haver-se misturado com gente imunda, os gentios. Intima-o a retratar-se. O Seguidor de Yeshua então, cheio do Espírito do Separado, apresenta-se diante da Kehilat -Principal, e relata como Hashem lhe mostrara, através de uma visão de animais em um lençol, que todas as pessoas, de toda tribo, raça e língua, desde que o tema e guarde Seus mandamentos, são dignas do amor, daRessed - misericórdia e da salvação pelo sacrifício eterno de Yeshua ha MashiachElohah não somente revelou Seu amor pelos gentios como os abençoou com o derramamento do seu Ruach - Espírito - unção. (Leia Atos 11:1-17).
Contra este argumento não houve reação, e portanto a posição da principal Kehilat não poderia ser diferente. Leiamos:
Atos 11:18

“E ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e exaltaram a Elohah, dizendo: Na verdade até aos goym -gentios deu Elohah o arrependimento para a Chai'ym - vida.”
Como vê, é simples, puro e cristalino. Não há aqui interpretação humana. Não há necessidade de torcer nada e muito menos adaptar-se a qualquer tipo de conveniência. É uma verdade clara que brota como luz da aurora no coração sincero. A Kehilat de Yerushalaim não mudou a Palavra, mudou sim, sua posição em relação aos gentios pelo testemunho de Kefah, que por sua vez mudou sua opinião através do ensino de Adonay por meio de uma visão do lençol de animais, que mais tarde, com o desenrolar da situação, lhe caiu todo entendimento setenciando que a visão se tratava de homens!
Hoje, lamentavelmente ocorre o contrário. Muitos preferem mudar as Escrituras, ou quando nada, tentam adaptá-la à sua opinião.
Pois bem, fica determinado pela Palavra de Hashem, sem nenhuma dúvida, que Adonay utilizou um lençol de animais puros e imundos para ensinar a Kefah, quando este estava com fome, que 
“nenhum homem é comum ou imundo” e “que Hashem não faz acepção de pessoas”.  Os goym (gentios) estavam, diferentenmente de Kefah, naquela mesma hora, com fome; porém, fome da Palavra da Salvação.
 
CURIOSIDADE 
Atos 11: 12 – Disse Kefah:

“...e também estes SEIS irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão (Cornélio).”
- Na lei egípcia que os judeus conheciam bem, eram preciso SETE testemunhas para provar completamente um caso judicial ou qualquer outro.
- Na lei romana também, e eram necessários SETE selos para autenticar um documento que fosse realmente importante como um testemunho.
- Portanto, havia SETE testemunhas deste fato. Kefah mais seis.

OUTRA CURIOSIDADE 
É de comum conhecimento que o livro de Guilyana -Apocalipse, fora escrito derradeiramente, isto é, bem após o livro de Atos do qual encontramos esta ilustração. Pois bem, como ainda entender que o Eterno tenha purificado animais se no último livro da Brit Chadashá - Nova Aliança, Hashem continua a citar animais impuros? Veja:

"E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem
três espíritos imundos, semelhantes a rãs" 

Aqui em Guilyana -Ap. 16:13, os 3 espíritos são comparados alegoricamente, o
serem imundos como rãs, segundo a  lei de cashrut כַּשְרוּת, rãs é conciderado
Treyf טרייף, impróprio. Segue a mesma intenção para Guilyana - Ap. 18:2:
"E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e abominável"
Quando uma ave é abominável para nós? Será que a Águia fora criada para ser odiada? Ou em que contexto as aves de rapinas assim como quaisquer outros tipos animais são abomináveis como supracitado em Apocalipse?

"Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação. Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.  Vaikrá - Levítico 11:11-14

"Porque com fogo e com a sua espada entrará o Yahueh em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Yahuhe serão muitos. Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, OS QUE COMEM CARNE DE PORCO, e DA ABOMINAÇÃO, e do RATO, esses todos serão consumidos, diz o Yahuh Pois eu conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha Kevod - Grandeza"   Yeshaiahu - Isaías 66: 16-18


domingo, 22 de maio de 2016

YE’SHUA FILHO DE ELOHIM SIM! ELOHIM FILHO NÃO!

YE’SHUA FILHO DE ELOHIM SIM! ELOHIM FILHO NÃO!!!               



O falso unicismo e a  Não elohut do mashiach


O unicismo vem sendo um tema muito discutido principalmente dentro das comunidades Judaicos Messiânicas. Será que Ye’shua é o próprio Elohim encarnado, ou será Ye’shua um ser próprio e pessoal, o Filho de Elohim? Os unicistas acreditam que Ye’shua é uma manifestação provisória e temporária de Elohim e automaticamente não é um ser pessoal e distinto do Pai. Ye’shua, para eles na verdade é uma multiplicação do Eterno ה ו ה י Bendito Seja Ele, ficando o Elohim maior, e o Elohim menor. Isto provisoriamente, por pouco tempo. Imagine uma laranja cortada em partes desiguais, uma maior representando o Pai e a outra menor representando o Filho. Este “unicismo” só se difere da trindade em números: 2 para 3 porque o princípio é o mesmo. Os trinitarianos acreditam em três manifestações de Elohim “Pai -Filho-Espírito Santo”. Já os “unicistas” acreditam em apenas duas: Pai - Filho, sendo os dois apenas um! Porém, o verdadeiro unicismo, que é o da Torah, crê em apenas um Elohim e que este tem um filho que é nosso Salvador e Ungido O Mashiach. EIS AÍ ALGUNS DOS ARGUMENTOS “UNICISTAS”: “Eu e o Pai somos um” Yohanan ( Jo) 10:30 Nota: Este é o texto clássico tão usado para defender a tese de que Ye’shua seja o Pai. Refutação : É só olhar o contexto para notar o verdadeiro sentido da frase: “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para apedrejá-lo... Disse-lhes Ye’shua: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Elohim . Tornou-lhes Ye’shua: Não está escrito na vossa lei (Torah): Eu disse: Vós sois Elohim? Se a lei chamou Elohim àqueles a quem a palavra de Elohim foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), àquele a quem o Pai separou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Elohim?” Ye’shua trata rapidamente de consertar o mal entendido causado pela frase “Eu e o Pai somos um” afirmando não ser Elohim, e sim seu Filho e continua a explicar o verdadeiro sentido de sua alegação: “Mas se faço as obras de meu Pai, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai” Esta expressão é totalmente diferente de: “Eu sou o Pai e o Pai sou Eu” como os unicistas querem entender e ninguém melhor do que o próprio Ye’shua para esclarecer o porquê d’Ele e o Pai serem um: É por causa das mesmas obras! REPARE O QUE AFIRMA YE’SHUA EM SUA ORAÇÃO SACERDOTAL: “Eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome ( ה ו ה י Bendito Seja Ele), o qual me deste, para que eles, (os talmidim, os discípulos )sejam um, assim como nós” Yohanan 17:11: Ye’shua ora para que eu e você sejamos um, assim como Ele e o Pai um são. Que tenhamos um mesmo caráter, um só pensamento, e as mesmas obras. Pela construção do texto afirmar que Ye’shua é um em número com Elohim é o mesmo que afirmar que eu sou você. PORQUE YE’SHUA NÃO É UM COM ELOHIM EM NÚMERO? Outra questão é o fato da Torah somente validar o testemunho de no mínimo duas pessoas: “Disseram-lhe, pois, os Parushim (fariseus): Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu-lhes Ye’shua: ... Ora, na vossa lei (Torah) está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim” Yohanan (Jo) 8:13-18; Ye’shua explicitamente faz referencias de que Ele é um ser próprio e distinto do Pai e são os dois que testemunham juntos para cumprirem a Tohah. E QUAL FOI O TESTEMUNHO DE YOHANAM “O BATISTA”? “Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Elohim” Yohanan (Jo)1:34 E QUAL FOI O TESTEMUNHO DO CENTURIÃO? “Ora, o centurião, que estava defronte dele, vendo-o assim expirar, disse: Verdadeiramente este homem era filho de Elohim” Marcos 15:39 O QUE DIZ TER OUVIDO O MALFEITOR DO PRÓPRIO YE’SHUA? “Confiou em Elohim, livre-o ele agora, se lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Elohim” Mt 27:43 TAMBÉM NO SEFER CHANOCH (LIVRO DE ENOQUE), QUE FOI ENCONTRADO JUNTO COM OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO EM QUM’RAM, TEMOS O TESTEMUNHO DO PROFETA CHANOCH (ENOQUE): “E naquela hora que o Filho do Homem foi NOMEADO NA PRESENÇA de ה ו ה י Yáhuh das Hostes, e o SEU NOME PERANTE o Ancião de Dias. Sim, antes do sol e dos sinais serem criados, antes das estrelas dos céus terem sido feitas, O NOME DELE FOI NOMEADO PERANTE ה ו ה י Yáhuh das Hostes...E por esta razão Ele (Ye’shua) foi ESCOLHIDO e ESCONDIDO PERANTE Ele (O Pai). Antes da criação do mundo e para sempre." (1 CHANOCH 48:1-6) Nota: Aqui esta claro que Ye’shua é um ser distinto do Pai. Pois Ye’shua foi 1º “Nomeado na presença ... e o Seu Nome perante”, 2º “Foi escolhido e escondido perante....”. Ou seja, Elohim agradou exaltar seu filho que estava e que está junto (do lado) do Pai! “Abram os seus olhos e ergam suas trombetas se vocês forem capazes de reconhecer O Eleito.” E ה ו ה י Yáhuh das Hostes O SENTOU NO TRONO do Seu Poder, e a Ruach (Espírito) da Justiça FOI DERRAMADA SOBRE ELE” (1 CHANOCH 62:1-3) Nota: Mais uma vez Ye’shua é apresentado como um ser pessoal criado e exaltado pelo Pai: 1º)- “O Eleito” – Alguém com poder superior elegeu (escolheu) Ye’shua; Yáhuh o Pai; Compare com LC23:35 2º)- “O sentou no trono” – Ye’shua recebeu autoridade para julgar. Compare com MT 28:18, 3º)- “A Ruach (unção) foi derramado sobre Ele” Compare com LC 4:18. “Pois do princípio o Filho do Homem foi ocultado, e o El-Elyon (Elohim Altíssimo) O preservou na presença da Sua força, e O revelou aos eleitos." (1 CHANOCH 62:7) “Este é o Filho do Homem que é nascido para justiça, e a justiça habita sobre Ele, e a justiça do Ancião de Dias não O abandona.” (1 CHANOCH 71:14) “A sabedoria (Ye’shua) não encontrou lugar onde pudesse habitar; então uma morada lhe foi apontada nos Céus (Quem teria poder para apontar uma morada a Ye’shua senão o Pai). A sabedoria (Ye’shua) procedeu para fazer morada entre os filhos dos homens, e não encontrou habitação. A sabedoria retornou para o seu lugar, e tomou o seu assento entre os anjos” (2 CHANOCH 42:1,2) “Naquele dia, o Meu Escolhido (Ye’shua escolhido do Pai) se assentará no trono da Kevod e escolherá entre as suas obras, e as suas inúmeras habitações. E quando aqueles que invocaram o Meu Santo e Grandioso Nome (Yáhuh) virem o Meu Escolhido (Ye’shua), seus espíritos serão fortalecidos. E naquele dia farei o Meu Escolhido habitar entre eles” (2 CHANOCH 45:3,4) “E lá eu vi Aquele que era Ancião de Dias (Elohim), e sua cabeça era branca como a lã. E com Ele estava outro cuja face tinha a aparência de um homem (Yeshua o Filho)” (2 CHANOCH 46:1,2) Nota: Ye’shua foi tomado pela profecia de Enoque como “Outro na presença dEle” Como podem os “unicistas afirmarem serem o mesmo ser? Bom, há muitos outros textos no Sefer Chanoch (Livro de Enoque) relacionados ao Filho de Elohim, mas por falta de espaço e por tentar ser mais objetivo não os colocarei. Qualquer interpretação literal destes textos não nos deixa sombra de dúvida concernente à posição de Ye’shua Há Mashiach quanto Filho de Elohim e não Elohim Filho. Isto evidentemente não tira a suma importância do nosso Salvador e Redentor vindo de Elohim o Pai. O SEFER CHOCHMAT SH’LOMO (LIVRO DA SABEDORIA DE SALOMÃO) TAMBÉM DÁ O SEU TESTEMUNHO: Livro da Sabedoria 2:13 ptª: “Ele (Ye’shua) professa ter conhecimento de Elohim...” Compare com MT 11:27: “Ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho”; Livro da Sabedoria 2:13 pt b : “...e chama a si mesmo de Filho de Elohim” Compare com Jo 10:30: “Àquele a quem o Pai separou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Elohim?” Livro da Sabedoria 2:16: “Ele chama de abençoado o destino do justo, e se gaba DE SER FILHO DE ELOHIM” YESHUA É ELOHIM? Se Ye’shua é Elohim, então como explicar o fato dele ter um Elohim: “Bendito seja o Elohim e Pai de nosso Senhor Ye’shua HaMashiach” II COR 1:3 “Cerca da hora nona, bradou Ye’shua em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Elohim meu, Elohim meu, por que me desamparaste? MT27:46 Se Ye’shua é Elohim automaticamente é onisciente e consequentemente conhece o futuro. Porém veja o que afirma Ye’shua nosso Salvador: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” MAS COMO YE’SHUA CONHECE TUDO SOBRE O FUTURO E NOS REVELA NO LIVRO DO APOCALIPSE? “Revelação de Ye’shua há Mashiach, que Elohim lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer” AP 1:1 SE YE’SHUA FOSSE ELOHIM, NÃO PODERIA TER SIDO CRIADO: “O qual (Ye’shua) é imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação” CL 11:15 “Pois a qual dos anjos (O Eterno) disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei?” Hb 1:5 “O Eterno me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui constituído, desde o princípio, antes de existir a terra. Antes de haver abismos, fui gerado,... antes dos outeiros eu nasci. Quando ele preparava os céus, aí estava eu... então eu estava ao seu lado como arquiteto”Pv 8:22 “Ele (Ye’shua) estava no princípio com Elohim. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez’’ Yohanan 1:2,3 Nota: A expressão “Por intermédio dEle”, denota claramente que o Criador é Elohim e que Ye’shua fora seu intermediário na criação, pois como o Verbo de Elohim, Ye’shua fora seu porta voz legal. TRÊS VERDADES AXIOMÁTICAS (IRREFUTÁVEIS) ENCONTRADAS NO TEXTO ABAIXO: “Todo aquele que crê que Ye’shua é o Mashiach (Ungido), que é o nascido de Elohim; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido (Ye’shua)” I Yohanan 5:1 1ª Verdade: Que Ye’shua é o Mashiach (Ungido); 2ª Verdade: Que Ele é o nascido de Elohim; 3ª Verdade: Quem ama o que gerou, ama o que dele foi gerado! “ANTES DE AVRAHAM (ABRAÃO) EXISTIR EU SOU” Este termo usado por Ye’shua IHIEH (Serei), traduzido comumente como Sou. Não indica que Ye’shua estava se declarando ser o Elohim Ihieh Asheh Ihieh (Serei o que Serei), e sim, como o primogênito da criação, antes de Avraham existir Ele Era (IHIEH), existia! SE YE’SHUA É DE FATO ELOHIM ELE DEVERIA ESTAR NO TOPO, POIS SERIA O EL’ ELION (ELOHIM ALTÍSSIMO). AÍ SURGE O PROBLEMA HIERÁRQUICO: “Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai (Elohim); porque o Pai (Elohim) é maior do que eu... mas, assim como o Pai (Elohim) me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo Elohim o Pai” Yohanan 14:28-31 “Quero, porém, que saibais que o Mashiach (Messias) é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Elohim a cabeça do Mashiach (Ye’shua)” I COR 11:3 “Eu (Dani’El) estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem (Ye’shua); e dirigiu-se ao ancião de dias (Elohim), e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado (O Eterno deu a Ye’shua) domínio, e glória (Kevod), e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído” DN 7:13,14 O QUE DISSE YE’SHUA SOBRE O ASSUNTO? “E, aproximando-se Ye’shua, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra” Mt 28:18 COM QUEM DEVE SER NOSSA COMUNHÃO? “Isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai (Elohim), e com seu Filho Ye’shua Há Mashiach” I Yohanan (Jo)1;3 A LINGUAGEM DA SERPENTE: “Esse mesmo é o anti- Mashiach, esse que nega o Pai e o Filho... Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai... Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar” II Yohanan 2:22-26 Não temos um único mandamento para que confessemos ser Ye’shua Elohim como condição para salvação, pelo contrário, o mandamento condicional para salvação é este: “Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Ye’shua Ha’Mashiach” I Yohanan 3:23 “Qualquer que confessar que Ye’shua é o Filho de Elohim, Elohim permanece nele, e ele em Elohim” I Yohanan 4:15 “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Ye’shua é o Filho de Elohim?” I Yohanan 5:5 SE YE’SHUA É DE FATO ELOHIM, YOHANAN JAMAIS PODERIA TER FEITO ESTA AFIRMAÇÃO: “Ninguém jamais viu a Elohim” I Yohanan 4:12 A QUESTÃO DA NOIVA ISRAEL Os “unicistas” afirmam corretamente que Israel se casará com Elohim ה ו ה י Bendito Seja Ele: “E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça” Hoshea (Os) 2:19. Também afirmam corretamente que Ye’shua se casará com Israel: “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro” Guiliana (Ap) 21:9 Bom, a conclusão óbvia que se chega é: Se existe apenas um Israel e se Ye’shua não é Elohim, então, segundo os “Unicistas,” Ye’shua adultera usurpando a noiva de seu Pai! O Unicista Sha’ul Bentsion chega até a citar Devarim (Dt) 27:20: “Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto levantou a cobertura de seu pai. E todo o povo dirá: Amém” REFUTAÇÃO: 1º) O que meu amigo Sha’ul se esqueceu, é que se trata de uma simbologia. Nem Ye’shua, nem ה ו ה י Yahuh Elohim (Bendito Seja Ele) deitar-se-ão com Israel no sentido exposto em Devarim (DT) 27:20. O texto evidentemente trata-se de relações sexuais. É frustrante ver uma pessoa admirável e com uma capacidade intelectual como a de Sha’ul Bentsion dizer uma barbaridade dessas apenas para defender uma opinião. 2º) Outro fator considerável é que Há’Shem ה ו ה י 9(Bendito Seja Ele) casa-se com Israel através de seu Filho O Mashiach, quando este paga o preço do dote com seu próprio sangue. Também não devemos nos esquecer que tudo quanto o Pai tem, tem também o Filho: “Ele me exaltará, porque receberá do que é meu, (O Israel salvo) e eu o anunciarei. Tudo quanto o Pai tem é meu (O Israel salvo); por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará” Yohanan (Jo) 16:14,15 Nota: O que Yahuh ה ו ה י (Bendito Seja Ele) receberá de Ye’shua são todos os crentes salvos enxertados na oliveira que é Israel. Depois Ye’shua afirma que “Tudo quanto o Pai tem é meu” A noiva de Yahuh ה ו ה י (Bendito Seja Ele), Israel, também é de Ye’shua. Se assim não fora o nosso Redentor não poderia ter feito tal alegação: “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” Yohanan (Jo) 10:29 PARALELISMO ENTRE YE’SHUA E YOSEF (JOSÉ) Yosef (José) Yeshua 1º vivia entre os 12 irmãos (Israel)......x....1º Vivia com os 12 Emissários = Israel; 2º Foi traído pelos seus irmãos...........x.... 2º Traído pelos seus Irmãos, Israel; 3º Foi levado para o Egito....................x.....3º Foi levado para o Egito; 4º Vendido por dinheiro em prata........x.... .4º Vendido por dinheiro em prata; 5º Amado por seu Pai.......................... x......5º Amado por seu Pai; 6º Acusado injustamente......................x......6º Acusado injustamente; 7º Preso com 2 Prisioneiros..................x......7º Preso com 2 Malfeitores; 8º Um se salvou e o outro pereceu.......x......8º Um se salvou e o outro pereceu; 9º vida pública aos 30 anos...................x......9º Se manifestou aos 30 anos; 10º Salvador do mundo.........................x.....10º Salvador da humanidade; 11° Governou o mundo.........................x.....11º Governará toda terra; 12º Só um estava acima dele no trono..x.....12º Só um está acima dele no trono; “Tu (Yosef) estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu (faraó) serei maior que tu” Bereshit (Gn) 41:40 VEJA QUE FARAÓ DA O SEU REINO PARA YOSEF GOVERNAR E SOMENTE NO TRONO ELE SERIA MAIOR QUE YOSEF. ELOHIM TAMBÉM ENTREGA SEU REINO A YESHUA: “E eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem (Ye’shua); e dirigiu-se ao ancião de dias (Elohim), e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado (O Eterno deu a Ye’shua) domínio, e glória (Kevod), e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem” DN 7:13,14. APESAR DE DELEGAR TANTO PODER A YESHUA, ELOHIM CONTINUA A SER MAIOR NO TRONO: “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos” Yohanan (Jo) 10:29. “Porque o Pai (Elohim) é maior do que eu.” Yohanan 14:28-31 YE’SHUA UMA VÊS INTERMEDIÁRIO, AINDA INTERMEDIÁRIO: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, YE’SHUA HaMashiach o justo” 1Yohanan (Jo) 2:5 CONCLUSÃO: Bom, aprendemos neste estudo que o anti- Mashiach (Messias) é o que nega o Pai e o Filho (II Yohanan 2:22-26); Aprendemos que a nossa comunhão deve ser com o Pai e o Filho (I Yohanan (Jo)1;3); Que o seu mandamento é para que creiamos no nome de seu Filho Ye’shua Ha’Mashiach (I Yohanan 3:23); Quem confessar ser Ye’shua o Filho de Elohim, Elohim permanece nele, e ele em Elohim (I Yohanan 4:15); Que ninguém jamais viu a Elohim (I Yohanan 4:12) e que o vencedor do mundo, é senão aquele que crê que Ye’shua é o Filho de Elohim (I Yohanan 5:5). “Que Ha’Shem ה ו ה י (Bendito Seja Ele!) Te abençoe e te guarde. Que o Ha’Shem ה ו ה י (Bendito Seja Ele!) Faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Ha’Shem ה ו ה י (Bendito Seja Ele!) Sobre ti levante o seu rosto e te dê a Shalom (Paz)” Para meditar: “Ao ver como o ímpio transgride Tua Torá Eterno, meu coração se enche de zelo. Mas a retribuição está preparada e vem do YHWH”
           
                            

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